10 etapas para um bom plano de marketing

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Para fazer crescer o seu negócio, você precisa de um plano de marketing. O plano de marketing certo identifica tudo  de que seus clientes-alvo são, como você vai alcançá-los, como você vai reter seus clientes para que eles repetidamente comprar de você.

Feito corretamente, seu plano de marketing será o roteiro que você seguir para obter clientes ilimitados e melhorar drasticamente o sucesso de sua organização. Para ajudá-lo a ter sucesso,  use esse modelo de plano de marketing comprovado. As informações abaixo detalham as 10 seções-chave que você deve incluir em seu plano de marketing.

#1: Resumo Executivo

Complete o Sumário Executivo e, como o nome indica, esta seção resume apenas cada uma das outras seções de seu plano de marketing.

Seu Sumário Executivo será útil para dar a si mesmo e aos  colaboradores (por exemplo, funcionários, conselheiros, etc.) uma visão geral de seu plano.

#2: Público-alvo

Esta seção descreve os clientes que você está segmentando. Define seu perfil demográfico (por exemplo, idade, sexo), perfil psicográfico (por exemplo, seus interesses) e suas necessidades e necessidades precisas relacionadas aos produtos e / ou serviços que você oferece.

Ser capaz de identificar mais claramente o  seu público-alvo irá ajudá-lo tanto a identificar a sua publicidade (e obter um maior retorno sobre o investimento) e melhor “falar a língua” dos potenciais clientes.

#3: Proposta de Venda Única (PVU)

Ter uma proposição de venda única forte (PVU) é de importância crítica, uma vez que distingue sua empresa de concorrentes.

A marca registrada de várias grandes empresas é a PVU. Por exemplo, a PVU da FedEx de “Quando absolutamente, positivamente tem que estar lá durante a noite” é bem conhecida e ressoa fortemente com clientes que desejam confiabilidade e entrega rápida.

 #4: Estratégia de preços e posicionamento

Sua estratégia de preços e posicionamento deve ser alinhada. Por exemplo, se você quiser que sua empresa seja conhecida como a marca líder em sua indústria, ter um preço muito baixo pode dissuadir os clientes de comprar.

Nesta seção de seu plano de marketing, detalhe o posicionamento que você deseja e como o seu preço irá apoiá-lo.

#5: Plano de distribuição

Seu plano de distribuição detalha como os clientes comprarão de você. Por exemplo, os clientes irão comprar diretamente em seu site? Eles vão comprar de distribuidores ou outros varejistas? E assim por diante.

Pense de maneiras diferentes em que você pode ser capaz de alcançar clientes e documentá-los nesta seção de seu plano de marketing.

#6: Suas Ofertas

As ofertas são ofertas especiais que você coloca junto para proteger mais clientes novos e para dirigir clientes passados ​​de volta a você.

As ofertas podem incluir ensaios gratuitos, garantias de reembolso, pacotes (por exemplo, combinando diferentes produtos e / ou serviços) e ofertas de descontos. Enquanto o seu negócio não necessariamente exige ofertas, usá-los geralmente fará com que sua base de clientes a crescer mais rapidamente.

#7: Materiais de Marketing

Seus materiais de marketing são a garantia que você usa para promover seu negócio para clientes atuais e potenciais. Entre outros, eles incluem seu site, imprimir folhetos, cartões de visita e catálogos.

Identifique quais materiais de marketing você completou e quais você precisa criar ou re-fazer nesta seção do seu plano.

#8: Estratégia de Promoções

A seção de promoções é uma das seções mais importantes de seu plano de marketing e detalha como você alcançará novos clientes.

Existem inúmeras táticas promocionais, como anúncios de televisão, marketing de feiras, comunicados de imprensa, publicidade on-line e marketing de eventos.

Nesta seção de seu plano de marketing, considere cada uma dessas alternativas e decida quais as que mais efetivamente permitirão que você alcance seus clientes-alvo.

#9: Estratégia de Marketing Online

Goste ou não, a maioria dos clientes online estes dias para encontrar e / ou rever novos produtos e / ou serviços para compra. Como tal, ter a estratégia de marketing on-line pode ajudá-lo a garantir novos clientes e ganhar vantagem competitiva.

Os quatro componentes-chave para sua estratégia de marketing on-line são os seguintes:

  1. Estratégia de palavras-chave : identificar quais palavras-chave você gostaria de otimizar seu site.
  2. Estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa: atualizações de documentos que você fará para o seu site para que ele apareça mais proeminente para suas principais palavras-chave.
  3. Estratégia de publicidade on-line paga : anote os programas de publicidade on-line você vai usar para atingir os clientes-alvo.
  4. Estratégia de Mídia Social: documento como você vai usar sites de mídia social para atrair clientes.

#10: Estratégia de conversão

As estratégias de conversão referem-se às técnicas que você emprega para transformar clientes potenciais em clientes pagantes.

Por exemplo, melhorar seus scripts de vendas pode aumentar as conversões. Da mesma forma aumentando sua prova social (por exemplo, mostrando depoimentos de clientes passados ​​que estavam satisfeitos com sua empresa) quase sempre impulsionará as conversões e as vendas.

Nesta seção de seu plano, documente quais estratégias de conversão você usará.

Fonte: Forbs