Obra do Laboratório Sabin é premiada pela Smacna Brasil como Destaque do Ano

0
645

O Grupo Sabin, um dos maiores players do setor de saúde no Brasil, fundado por Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa, segue ritmo forte de expansão nacional e inaugurou em março de 2017 sua nova sede, obra que foi escolhida pela Smacna Brasil (Sheet Metal & Air Conditioning Contractors’ National Association) para receber o prêmio Destaques do Ano. O empreendimento conta com 14.000 m² de área construída, sendo um subsolo de garagem, utilidades e almoxarifado, pavimento térreo com laboratórios e o Núcleo Técnico Operacional (NTO), e mais três pavimentos com áreas administrativas e cobertura. O edifício foi construído seguindo os conceitos de edificações ambientalmente sustentáveis, candidatando-se ao selo Gold da certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), pelo USGBC (United States Green Building Council). O Núcleo Técnico Operacional (NTO) da nova sede do laboratório Sabin tem capacidade produtiva instalada para 5 milhões de exames por mês.

O prêmio Destaques do Ano foi criado em 1993 pela Smacna Brasil para promover em âmbito nacional o reconhecimento dos melhores trabalhos de engenharia termo-ambiental do ano anterior avaliados e certificados pelo Comitê Científico da entidade, contando, ainda, com o registro e proteção do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), incluindo o logo do concurso. Entre os critérios da premiação estão concepção técnica, excelência de qualidade da instalação, versatilidade operacional, inovação e incorporação de artifícios que traduzam economia e/ou uso racional de energia, e, por extensão, preservação do meio ambiente.

Coube à empresa Engenharia de Sistemas Térmicos, sob a responsabilidade técnica do engenheiro mecânico Gustavo Raulino, projetar o sistema de ar condicionado e ventilação mecânica do prédio, a fim de aliar climatização de ambientes laboratoriais com necessidade de altíssima eficiência energética e segurança operacional.

As instalações do sistema de ar condicionado e ventilação mecânica da edificação ficaram sob a responsabilidade da Almeida França Engenharia, que forneceu e instalou duas unidades resfriadoras de água com condensação de ar.

Trajetória em livro

Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa, fundadoras do Laboratório Sabin, são coautoras de “Empreendedoras de Alta Performance – Mulheres como você contando suas estratégias”, publicação da Editora Leader em que relatam que a empresa é a concretização do sonho de duas bioquímicas. O livro registra essa história de empreendedorismo construída com muita parceria e confiança que resultou em uma empresa bem-sucedida. Traz ainda dicas valiosas para os empreendedores ou executivos iniciantes.

(Com informações da Assessoria de Imprensa Almeida França Engenharia, publicadas no site do Sinduscon/DF; foto: Alice Roberte)