China constrói a maior biblioteca do mundo, com capacidade para 1,2 milhão de livros!

0
2311
“O olho de Binhai”: essa construção excepcional pode abrigar até 1,2 milhão de livros

A arquitetura é de tirar o fôlego, mas para quem ama ler e consultar verdadeiras preciosidades antigas e atuais, a biblioteca chamada de “O olho de Binhai”, localizada no distrito cultural de mesmo nome, em Tianjin, na China, é um verdadeiro paraíso.

A biblioteca de cinco andares, projetada pela empresa de design holandesa MVRDV, em colaboração com o Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI), cobre 34 mil metros quadrados e pode armazenar até 1,2 milhão de livros.

A construção demorou apenas três anos para ser concluída e possui uma área de leitura no piso térreo, salas de estar nas seções do meio e escritórios, espaços de reunião e salas de informática e áudio no topo.

A incrível estrutura tem um gigante auditório esférico no meio que parece um olho gigante, daí a explicação para seu nome.

A biblioteca não é somente uma excelente novidade para os chineses, é um modelo para bibliotecas que deveriam existir no mundo todo, pois, ao contrário daqueles que dizem que o livro impresso está fora de moda, ou vai acabar, ele segue na preferência da maioria das pessoas.

Andréia Roma, fundadora e CEO da Editora Leader, lembra que o e-book, por exemplo, que muitos acreditavam que iria acabar com o livro em papel, representa apenas 2% do mercado editorial no Brasil. Não se pode ir contra a evolução, a tecnologia, ao contrário, cada opção tem seu espaço.

Mas um investimento tão grande como esse, numa potência como a China, mostra a força que os livros físicos mantêm mundo afora. E, claro, o ambiente de convivência, pensado nas pessoas e seu conforto, praticidade, como nessa linda biblioteca, é perfeito para saborear um livro escolhido entre os – imagine! – 1,2 milhão de títulos!

A Editora Leader compartilha com você essa maravilha e deseja continuar contribuindo com projetos de livros para seu enriquecimento pessoal e profissional!