Conheça os principais erros da gestão comercial e saiba como evitá-los!

0
47

Por Raul Candeloro

Recentemente fiz uma pesquisa com centenas de gerentes comerciais, alunos meus do GEC (meu curso online de Gestão de Equipes Comerciais), e perguntei a eles: “Quais foram os maiores erros que você estava cometendo?”

Apareceu uma lista muitíssimo interessante. Veja só:

  1. Erros de Liderança, principalmente posturas e atitudes.
  2. Erros de Estratégia e de falta de posicionamento, muitas vezes brigando por preço com os concorrentes.
  3. Erros de Indicadores de performance mal estabelecidos.
  4. Erros de Recrutamento e Seleção, onde acabavam com uma equipe fraca.
  5. Erros de Treinamento, onde a grande maioria chama convenção anual ou semestral de treinamento (ai!).
  6. Erros de falta de Administração do tempo. Sempre apagando incêndios, parecendo um polvo administrativo sem tempo para focar no que realmente influencia os resultados.
  7. Erros de Lucratividade, onde campanhas e mais campanhas eram feitas usando desconto e promoções como principal gatilho para o fechamento de vendas.
  8. Erros de Remuneração, onde quase sempre ela não está atrelada à estratégia, nem ao posicionamento, nem aos indicadores, nem à lucratividade. Basicamente, é uma coisa totalmente separada do resto que tem o poder de incentivar os vendedores a fazerem uma coisa quando o gerente na verdade quer outra.
  9. Erros de campanhas de vendas, muitas vezes eu ouvindo dos alunos que as campanhas motivacionais estavam desmotivando os vendedores (ai de novo).
  10. Erros de Comunicação, sem saber se comunicar corretamente com a equipe de vendas (pense em feedback, controle dos resultados, incentivo a mudança de hábitos e por aí vai).
  11. Por último, muita terceirização da culpa. Porque não canso de dizer que uma equipe é o espelho do seu líder.

Então preparei a videoaula “11 erros na Gestão de Equipes Comerciais”, que ficou muito bacana, passando por cada um desses pontos para que você também possa evitar esses erros em 2018.

A videoaula tem uns 40 minutos, então prepare o papel e a caneta! É grátis, basta acessar: https://www.queroparticipardogec.com.

Grande abraço!

Em breve, novo livro de Candeloro pela Editora Leader

Candeloro é coautor de “Gigantes de Vendas 2.0 – Táticas e estratégias dos melhores consultores de vendas para você vender mais” e coordenador de “Coaching aplicado à área de Vendas”, ambos com selo da Editora Leader, e será coordenador de “Liberte seu Poder em Vendas”, livro que reunirá palestrantes, consultores e coaches que trabalham com vendas e será lançado em breve pela Leader.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAndréia Roma fará palestra da Abracoaches em Aracaju
Próximo artigoVem aí mais um lançamento exclusivo da Leader: “Coaching para executivos”
É um dos maiores especialistas da área de vendas e gestão do Brasil, editor da revista VendaMais e diretor do Instituto VendaMais. Formado em administração de empresas e com MBA pela Babson College (EUA), é autor de mais de 15 livros sobre vendas. Suas famosas palestras e workshops já inspiraram milhares de profissionais a vender mais, liderar com mais energia, aumentar a lucratividade e a causar um impacto cada vez mais positivo nas empresas em que trabalham. É coautor de “Gigantes de Vendas 2.0 – Táticas e estratégias dos melhores consultores de vendas para você vender mais” e coordenador de “Coaching aplicado à área de Vendas”, ambos com selo da Editora Leader, e será coordenador de “Liberte seu Poder em Vendas”, livro que reunirá palestrantes, consultores e coaches que trabalham com vendas e será lançado em breve pela Leader.