O Palestrante Estrategista

Descubra 10 Estratégias para Construir um Negócio de Sucesso no Mercado de Palestras

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O propósito pode ser agente transformador

O Mercado de Palestras no Brasil

O Retrato do Treinamento no Brasil em 2013/2014 foi publicado pela ABTD, MOT e Revista T&D, e traz o resultado de uma pesquisa conduzida com 193 organizações de diversos segmentos. Os dados revelam seus critérios para investir na formação continuada dos colaboradores e os principais indicadores da indústria de treinamentos no Brasil.

Segundo este relatório, o investimento em palestras é uma ação de T&D que cresceu em 11%, um número acima do PIB. Além disso, o valor médio cobrado por uma palestra subiu de R$ 5.845,00 para R$ 6.213,00, sendo que 8% das empresas chegam a pagar R$ 8.000,00 por palestra.

Embora sua eficácia seja questionada, oferecer palestras como instrumento de formação e motivação dos colaboradores mostra-se uma excelente alternativa para a falta de tempo e a necessidade de resultados a curto prazo. No mais, há os palestrantes que se tornaram verdadeiras celebridades, como Roberto Shinyashiki, Leila Navarro e Mário Sérgio Cortella, cujos cachês podem chegar a até R$ 30 mil por uma hora e meia de palestra.

Diante desse contexto, são vários os profissionais que buscam ingressar nesse mercado e abraçar a missão de motivar, entreter e convencer. No entanto, não se engane, ser um palestrante de sucesso não se trata apenas de falar bem em público.

Assim, o objetivo deste artigo é apresentar os 10 comportamentos que, a meu ver, são essenciais a todo Palestrante de sucesso e ainda te conduzir ao longo de um exercício prático para que você possa desenvolver tais comportamentos.

 

Os 10 Comportamentos dos Palestrantes de Sucesso

            Sucesso é algo muito subjetivo, varia de pessoa para pessoa. Para alguns é dinheiro; para outros são bens materiais, como uma casa ou um carro; para outros, ainda, é estar com a família, os amigos e as pessoas que mais ama; e para outros, é receber o reconhecimento por um trabalho bem feito.

Muita gente acha que sucesso é um caminho em linha reta, mas isso é um mito. Na verdade, sucesso, independente do que ele signifique para você, é um caminho confuso, cheios de altos e baixos, obstáculos, desafios, erros e acertos. Daí a importância de investir constantemente no desenvolvimento de suas competências técnicas e interpessoais.

Tendo por base minha experiência pessoal e, após pesquisar o que alguns especialistas no mercado de palestras dizem sobre as principais atitudes dos palestrantes de sucesso, listei 10 características comportamentais para discutirmos aqui, as quais serão listadas abaixo:

 

Comportamento 1: Buscar Autoconhecimento

            Autoconhecimento é o primeiro passo de qualquer processo de desenvolvimento pessoal e profissional, e no caso dos palestrantes não é diferente. Assim, é essencial descobrir seus pontos fortes e como eles podem impulsionar sua carreira; do mesmo modo, é importante identificar seus pontos fracos e reduzir a influência deles em sua vida e carreira.

 

Comportamento 2: Ter um Plano de Negócios

            Se você está pensando em se tornar um palestrante, saiba que você se tornará também um empreendedor. Ministrar palestras pode ser um negócio muito lucrativo se você tiver um plano bem estruturado. Basta ver o exemplo de Roberto Shinyashiki, que além de ministrar palestras dedica-se ainda à formação de palestrantes.

 

Comportamento 3: Definir o Posicionamento

            Um dos maiores erros de muitos profissionais é falar sobre tudo. Um bom palestrante define poucos e importantes temas sobre os quais deseja falar. A partir daí, pode posicionar-se como especialista no assunto.

 

Comportamento 4: Conhecer a Audiência e suas Necessidades

            Uma vez definido os temas que deseja abordar em suas palestras, o profissional deve agora identificar as características de seu público, considerando suas necessidades e aspirações, de modo a preparar uma apresentação que vá atender essas expectativas.

 

Comportamento 5: Construir Autoridade no Mercado

            Como vimos, o mercado de palestras cresce consideravelmente a cada ano. Assim, é essencial que você crie estratégias para se destacar no mercado. Para tanto, você pode ter um site em que oferece informação e conteúdo de qualidade ao seu público, dedicar-se à publicação de artigos em sites especializados no seu assunto, gravar vídeos e entrevistas, publicar um livro, etc.

Comportamento 6: Cuidar da Imagem Pessoal

Na qualidade de um profissional em busca de construir autoridade e conquistar uma audiência que se interessa pelo seu trabalho, é essencial ter cuidado com sua imagem, principalmente nas redes sociais. Por isso, evite envolver-se em discussões sobre assuntos polêmicos e cuidado com fotos consumindo bebidas alcoólicas ou em roupas pouco profissionais, como trajes de banho. Qualquer descuido é o suficiente para que você perca sua credibilidade.

 

Comportamento 7: Estudar constantemente

            Um palestrante sem conteúdo corre o risco de ministrar apenas uma palestra. Por isso, invista na construção do seu conhecimento. E não falo apenas no conhecimento dos assuntos que aborda em suas palestras, mas também de conhecimento geral. Um bom palestrante deve manter-se atualizado sobre os principais eventos no Brasil e no mundo.

 

Comportamento 8: Estabelecer rapport com a plateia

Rapport é um estado de confiança mútua entre as pessoas, que ajuda a criar vínculos e fortalecer relacionamentos. É muito mais fácil se comunicar com seu público quando eles se sentem confortáveis e à vontade em sua presença. É por isso que muitos palestrantes usam o humor para dar início às suas palestras. O riso sempre ajuda a quebrar o gelo e criar vínculo, mas não é a única estratégia disponível.

Você também pode contar histórias. Aliás, essa foi a estratégia de Sherazade para conquistar a atenção do rei Shariar e sobreviver ao longo de 1001 noites. Também foi o recurso que Jesus utilizou com seus apóstolos e seguidores para divulgar seus ensinamentos. Assim, podemos dizer que contar sua história de vida, em especial aquela parte que se conecta com a história de vida da sua audiência, pode fazer toda a diferença na forma como você e seu trabalho são percebidos.

 

Comportamento 9: Ter bom desempenho no palco

De nada adianta ter conteúdo se não sabe transmitir esse conhecimento ao público de forma interessante. Por isso, invista no domínio das técnicas de comunicação verbal e não verbal. Tenha em mente que tudo conta no momento de encantar sua audiência, desde a roupa que você veste até a forma como se movimenta no palco, passando pelo tom da sua voz, pelas suas expressões faciais e toda sua linguagem corporal.

 

Comportamento 10: Criar uma Palestra Matadora

            O conteúdo da sua palestra é fundamental. Depois de todo trabalho de autoconhecimento e planejamento do seu negócio, é sua palestra que fechará todo o processo com chave de ouro. Por isso, dedique-se à estruturação de uma palestra de qualidade, com uma sequência lógica, com um raciocínio estruturado que conduz o público, passo a passo, à solução de um problema que o aflige. E faça isso de forma leve, atraente e interessante.

 

Agora que expliquei o que entendo por cada um desses 10 comportamentos, sugiro que você faça um exercício para avaliar seu nível de competência em cada um dele.

 

 

Roda das Competências do Palestrante de Sucesso

A Roda das Competências é uma ferramenta de Coaching em que o cliente pode identificar as competências que precisa desenvolver para atingir um objetivo específico. Neste artigo, vamos utilizá-la para que você construa seu caminho em direção ao estado desejado, identificando as competências já desenvolvidas e, principalmente, aquelas que deverão receber sua atenção, de modo a concretizar seu objetivo de se tornar um palestrante de sucesso.

Observe que a roda é apresentada em branco, pois aqui as características ou competências variam de acordo com o objetivo do cliente.

 

Neste exercício, para completa-la, vamos utilizar os 10 comportamentos do palestrante de sucesso, tal como explicado no item anterior e que estão listados abaixo:

1 – Buscar Autoconhecimento

2 – Ter um Plano de Negócios

3 – Definir o Posicionamento

4 – Conhecer a Audiência e suas Necessidades

5 – Construir Autoridade no Mercado

6 – Cuidar da Imagem Pessoal

7 – Estudar constantemente

8 – Estabelecer rapport com a plateia

9 – Ter bom desempenho no palco

10 – Criar uma Palestra Matadora

 

Agora, você deve tomar cada item e fazer um exercício de autoavaliação, dando uma nota de 0 a 10 para seu nível de desenvolvimento em cada uma das competências. A pergunta a responder é: De 0 a 10, quanto você tem desta competência?

Considerando o primeiro item – Buscar Autoconhecimento – a pergunta fica assim: De 0 a 10, sendo 0 o pior e 10 o melhor, quanto você tem desenvolvida a competência de buscar autoconhecimento?

Vamos imaginar que a resposta tenha sido 7. Então, basta pintar a área reservada para o item 1 na altura equivalente ao número 7.

 

 

Considerando, agora, o segundo item – Ter um Plano de Negócios –, de 0 a 10, sendo 0 o pior e 10 o melhor, quanto você tem desenvolvida a competência para desenvolver um plano de negócios?

Vamos imaginar que a resposta tenha sido 4. Então, basta pintar a área reservada para o item 2 na altura equivalente ao número 4.

 

E assim sucessivamente, até que todos os itens tenham sido avaliados e a roda esteja completamente preenchida, como no exemplo abaixo.

 

Então agora é a sua vez! Aproveite a imagem abaixo para fazer

Uma vez finalizado o preenchimento, escreva uma reflexão sobre sua roda como um todo. Considerando as 10 competências avaliadas, como você pode descrever sua jornada para se estabelecer como um Palestrante de sucesso?

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            Agora uma pergunta poderosa: Qual é a competência que, na sua opinião, pode te ajudar a acelerar seus resultados como Palestrante, caso receba mais atenção e seja desenvolvida?

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E, por fim, o que você pode fazer nos próximos 7 dias para desenvolver esta competência? Faça um planejamento detalhado dos passos que dará até que seu objetivo seja concretizado.

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Conclusão

O objetivo deste artigo foi apresentar os 10 comportamentos que, na minha opinião, são essenciais a todo Palestrante de sucesso e ainda te conduzir ao longo de um exercício prático para que você possa desenvolver tais comportamentos.

Em um livro que se propõe falar de vendas, pode parecer estranho, num primeiro momento, abordar este tema. No entanto, partindo do princípio de que somos todos vendedores, é essencial que os profissionais que desejam se tornar Palestrantes, desenvolvam as estratégias necessárias para construir essa nova carreira de forma sólida, sendo capaz de divulgar e vender seu trabalho.

Espero que, durante a leitura, você tenha conseguido visualizar o tipo de profissional que deseja se tornar e que o exercício proposto tenha ajudado a direcionar suas ações no sentido de tornar sua visão realidade.

Agora basta entrar em AÇÃO, colocando em prática seu plano, arriscando-se a experimentar e perseverando na concretização do seu objetivo.

Um grande abraço e sucesso!

 

 

Bibliografia

 

COHEN, David; SPOTORNO, Karla. Você quer ser um palestrante? Revista Época online. Disponível em http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT254239-16642,00.html

 

PATTI, Camila. Os segredos dos palestrantes de sucesso (segundo um deles). Revista Exame online. Disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-7-segredos-dos-palestrantes-de-sucesso-segundo-um-deles

 

POLITO, Reinaldo. Segredo do sucesso dos melhores palestrantes. Portal UOL. Disponível em http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2008/03/31/ult4385u59.jhtm

 

O mercado de palestras cresce no país. Reportagem vinculada no Jornal da Band em 23 de agosto de 2013. Disponível em http://videos.band.uol.com.br/programa.asp?e=noticias&pr=jornal-da-band&v=14644595

 

PORTAL ABTD. O retrato do treinamento no Brasil 2013/2014. Disponível em http://portal.abtd.com.br/Conteudo/Material/Arquivo/PesquisaABTD20132014.pdf?utm_source=pesquisa&utm_medium=email&utm_campaign=pesquisa&utm_term=retornorespostapesquisa&utm_content=linkpesquisadownload

 

PORTAL GLOBO NEWS. Mercado de palestras movimenta no Brasil R$ 100 milhões por ano. Disponível em http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/05/mercado-de-palestras-movimenta-no-brasil-r-100-milhoes-por-ano.html