Sucesso é algo muito subjetivo, varia de pessoa para pessoa. Para alguns é dinheiro; para outros são bens materiais, como uma casa ou um carro; para outros, ainda, é estar com a família, os amigos e as pessoas que mais ama; e para outros é receber o reconhecimento por um trabalho bem feito.
Muita gente acha que sucesso é um caminho em linha reta, mas isso é um mito. Na verdade, sucesso, independentemente do que ele signifique para você, é um caminho confuso, cheio de altos e baixos, obstáculos, desafios, erros e acertos etc.
E o que dizer de um empreendedor de sucesso?
Ênio Pinto, gerente de Tecnologia e Inovação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em entrevista ao programa Papo de Especialistas disse que “existe um perfil ideal, um conjunto de características que traz para o empreendedor uma atitude que o diferencia, que possibilita que ele tenha uma maior margem de sucesso”. Ainda segundo Ênio, o empreendedor apaixonado pelo que faz vai se dedicar e colocar toda sua criatividade a serviço do seu negócio, destacando-se de seus concorrentes.
Em 1988, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Empretec, um programa para capacitar empreendedores e identificar novas oportunidades de negócio em todo o mundo. No Brasil, este programa é conduzido pelo Sebrae e apoia-se na ideia de que um empreendedor de sucesso possui (ou deve possuir) 10 características comportamentais, as quais serão listadas a seguir:
Comportamento 1: Buscar oportunidades e ter iniciativa
Desenvolver a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Um empreendedor com essas características bem trabalhadas é capaz de:
- agir com proatividade, antecipando-se às situações;
- buscar a possibilidade de expandir seus negócios;
- aproveitar oportunidades incomuns para progredir.
Comportamento 2: Persistir
Desenvolver a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. A pessoa com tais características:
- não desiste diante dos obstáculos;
- reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos;
- esforça-se além da média para atingir seus objetivos.
Comportamento 3: Correr riscos calculados
Estar disposto a assumir desafios e responder por eles. O empreendedor com esta característica:
- procura e avalia alternativas para tomar decisões;
- busca reduzir as chances de erro;
- aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.
Comportamento 4: Exigir qualidade e eficiência
Querer fazer sempre mais e melhor, superar expectativas e diferenciar-se no mercado em que atua. Um empreendedor com essa característica:
- melhora continuamente seu negócio ou seus produtos;
- satisfaz e excede as expectativas dos clientes;
- cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
Comportamento 5: Mostrar comprometimento
Requer sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor:
- traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso;
- atua em conjunto com sua equipe para atingir os resultados;
- coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.
Comportamento 6: Buscar informações
Atualizar constantemente os dados e as informações sobre clientes, fornecedores e concorrentes, e sobre o próprio negócio. O empreendedor:
- envolve-se pessoalmente na avaliação do seu mercado;
- investiga sempre como oferecer novos produtos e serviços;
- busca a orientação de especialistas para decidir.
Comportamento 7: Estabelecer Metas
Saber estabelecer objetivos claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo. Assim, o empreendedor:
- persegue objetivos desafiantes e importantes para si mesmo;
- tem clara visão de longo prazo;
- cria objetivos mensuráveis, com indicadores de resultado.
Comportamento 8: Criar mecanismos sistemáticos de planejamento e monitoramento
Organizar tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de medir e avaliar os resultados. Com essa característica bem trabalhada, o empreendedor:
- enfrenta grandes desafios, agindo por etapas;
- adequa rapidamente seus planos às mudanças e variáveis de mercado;
- acompanha os indicadores financeiros e os leva em consideração no momento de tomar decisões.
Comportamento 9: Persuadir e ter uma rede de contatos
Estabelecer estratégias para influenciar e persuadir pessoas, e se relacionar com pessoas que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio. Dessa forma, o empreendedor:
- cria estratégias para conseguir apoio para seus projetos;
- obtém apoio de pessoas-chave para seus objetivos;
- desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos comerciais.
Comportamento 10: Construir independência e autoconfiança
Desenvolver a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que possui essa característica:
- confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros;
- é otimista e determinado, mesmo diante da oposição;
- transmite confiança na sua própria capacidade.
Nota: Trecho retirado do livro “Sou Coach! E agora? Da teoria à prática em 6 passos”, de Andréia Roma, fundadora e CEO da Editora Leader. Conheça outras publicações da editora em www.editoraleader.com.br