Tatyane Luncah e as dicas inspiradoras de Karen Mascarenhas

0
605
Tatyane Luncah fala com Karen Mascarenhas sobre carreira e autoconhecimento

Esta semana Tatyane Luncah, empresária e fundadora do Grupo Projeto 10 em 1, entrevistou, no seu canal do Youtube “Dicas Inspiradoras”, Karen Mascarenhas, que é diretora de Recursos Humanos e de Liderança Acadêmica do RCGI na USP e possui 30 anos de experiência na área. A Editora Leader apoia essa iniciativa de Tatyane que traz toda semana uma mulher de sucesso para dar dicas de como ser bem-sucedido profissionalmente.

O assunto foi carreira e autoconhecimento. Karen afirma que o caminho que escolheu sempre teve a ver com estudar, e nunca parou de estudar, tanto formalmente, em muitos cursos, especializações, mestrado que realizou, mas o que mais vale é interação que se com as pessoas, na vida, na conversa, pois cada um tem sua história e sempre nos acrescenta algo.

Suas dicas pra quem quer ter sucesso na carreira são:

– tenha contato com você mesmo, mesmo sendo difícil hoje em dia, com tanta informação, tantas oportunidades. “Olhe para você, para o seu caminho e sua história e leve essas coisas pra frente.” Até uma coisa que parece insignificante pode fazer diferença, deve-se sempre refletir sobre “como o que você faz hoje pode te ajudar no futuro?”.

Tatyane acrescenta que conhecimento nunca é demais e sempre há algo de útil para a pessoa. Karen lembra que hoje se tem acesso a muita informação, se pode fazer cursos online mesmo das melhores universidades.

– a segunda dica é que a pessoa deve sempre seguir o seu caminho, nunca parar de se esforçar, de ir atrás dos sonhos, de ter pique, energia, garra, mesmo que em alguns momentos esteja cansada, e nunca deixar que ninguém mande no seu caminho. A pessoa deve saber aonde quer chegar e traçar a rota necessária. “Mas deve ser flexível e se adequar às mudanças”, aconselha Karen.

– terceira dica: encontrar pessoa em quem você possa confiar, com quem possa conversar, seja seu pai, alguém da família, seja um chefe, alguém com quem se trabalhe. Procure conhecer histórias inspiradoras de sucesso. Para Tatyane, ter um mentor, uma pessoa de confiança para orientar faz muita diferença. Quem não tiver um mentor pode buscar biografias que inspirem.

A história da Karen está no livro “Empreendedoras de Alta Performance”, que tem o selo da Editora Leader e coordenação de Tatyane Luncah.

Sobre Karen Mascarenhas

Ela atuou como diretora de RH e Qualidade para o Grupo VR, além de membro do Comitê Executivo. Nos últimos anos, Karen atua como consultora em atividades de Coaching, Outplacement, Gestão de Carreira e Desenvolvimento de Liderança. Atualmente cursa o doutorado no Instituto de Psicologia da USP.

Ela é graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração (CEAG) pela FGV, fez Mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP, coach formada pelo ICI em 2006, pela DBM em 2010 e pela Erickson College (do Canadá, 2012). Tem formação em Team Coaching, pelo TCI (EUA, 2014). E também é professora do programa de pós-graduação em Administração da FGV-SP, além de ministrar programas para a Fundação Dom Cabral.