A ‘Arte’ da Transformação

0
936

Transformação: alteração de um estado em outro ou de uma condição em outra.
– Dicionário Michaelis

No momento em que vivemos, fomos obrigados a uma transformação radical em nossa rotina.
Como então encontrar a ‘Arte’ nessa Transformação, trazendo alegria, leveza e beleza para o nosso dia a dia?
Não acredito que a ‘Arte’ seja uma aptidão inata, mas sim que se pode aprendê-la por meio de sensações, necessidades e observações individuais ou coletivas.
E é por intermédio da ‘Arte’ que exercitamos a nossa criatividade.
É preciso reinventar a roda? Não!
Na arquitetura e no design aprendi que podemos aperfeiçoar a roda de acordo com a nossa visão ou, ainda, ampliar a sua função.
Gosto da frase: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Lavoisier). Não estou limitando a criatividade de ninguém, porém, concordam que na verdade utilizamos matérias-primas, formas, aromas, cores e sons já existentes para as nossas transformações? Precisamos ‘descobrir’ o que já existe e adaptá-lo à nossa vontade ou necessidade sem pré-conceitos. Nos apropriarmos do que já existe como inspiração: livros, museus, vivências, nos inserirmos na indústria digital com responsabilidade e segurança e nos socializarmos com familiares, amigos e companheiros de trabalho em plataformas de conferências remotas.
Não estaria aí a ‘Arte’, onde podemos nos abrir para novas formas de sentir, pensar e agir?
E também falarei sobre nossa morada, ela está igualmente preparada para receber esse novo EU? Afinal nosso lar hoje é literalmente o nosso refúgio e onde passamos a viver 24/7 e, para alguns, além de viver, ‘CONviver’!
Nesta coluna, vou compartilhar um variado repertório para esse novo ‘lifestyle’ como mais uma ferramenta de inspiração.
Vamos juntos trocar experiências?

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSerá que é hora de ter mais uma rede social? Vamos entender um pouco do CLUBHOUSE
Próximo artigoOs pilares da hospitalidade
Formada em Arquitetura e Designer de Interiores e Produtos, possui projetos premiados e referenciados. Também estudou teatro e seu ‘hobby’ é o canto. Curte sorrir, comer, rezar e amar. Atualmente mora em Portugal, onde, para melhor atender aos clientes de arquitetura e interiores, atua como consultora imobiliária, em parceria com uma das melhores imobiliárias do país de Camões e Fernando Pessoa.