A IMPORTÂNCIA DE SE IMPORTAR

0
1350

Sabe aquela pergunta que a gente sempre ouviu quando criança…” O que você vai ser quando crescer?”

Algumas crianças ao redor mundo já sabem exatamente o que farão quando adultas. Profissões como Bombeiro, Policial, Professora, Médica, Astronauta e tantas mais. Algumas outras só descobrirão na sua maturidade.

Considero que felizes são as pessoas que conseguiram descobrir seus propósitos de vida e que vivem para realizá-los.

Alguns seres humanos são admiráveis pelos seus objetivos. Alguns se tornaram famosos globalmente, tamanha a exposição e extensão do que realizam.

Tenho uma especial e profunda admiração por aqueles que em algum momento da vida decidem trilhar o caminho do voluntariado. Colocar a sua vida, seu tempo, sua disponibilidade em prol do outro, pessoas que nem sempre estão conectadas pelo laço familiar. Desconhecidos que recebem amor, carinho, alegria, atenção e respeito junto com alimentação, vestuário e/ou atendimento médico.

Um grande exemplo é quando alguém individualmente se torna uma personalidade pela forma como decide conduzir sua vida. Madre Teresa de Calcutá, ou Santa Teresa de Calcutá, foi  uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana que fundou, em 2015, a congregação que contava com mais de 5 mil membros em 139 países. Por seu serviço aos pobres, tornou-se conhecida ainda em vida pelo codinome “Santa das Sarjetas”.

Considerada por alguns como a missionária do século XX. Beatificada em 2003 pelo Papa João Paulo II e canonizada em 2016 pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano. A ela é atribuída a citação: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.

Neste artigo compartilho com vocês algo que me tocou profundamente e que fez a diferença em dois momentos distintos da minha vida.

Make-A-Wish – em 2010 tomei conhecimento desta instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo realizar sonhos que transformem as vidas de crianças que enfrentam alguma doença grave. Aprendi com Bete Villalobos que um sonho realizado ajuda a superar limitações, as famílias a vencerem a ansiedade e, às vezes, comunidades inteiras a experimentarem a alegria. Para vocês terem uma ideia de grandeza, no mundo, um sonho é realizado a cada 17 minutos. Já foram realizados mais de 450.000 sonhos desde a fundação em 1980, mobilizando mais de 40.000 voluntários e atingindo mais de 350.000 pessoas no Globo. A MAW tem presença em mais de 50 países em cinco continentes.  Um sonho realizado é algo que dá às crianças a oportunidade de olhar para além de sua doença, ele restaura a imaginação da criança e a esperança da família. No Brasil, um sonho é realizado por dia e já são mais de 330 voluntários ativos envolvidos.

http://makeawish.org.br/

Amigos do Bem – em 2018 fui convidada para um jantar beneficente que mudou minha visão quanto ao alcance que o ser humano pode atingir no processo de transformação de um lugar. Em destaque o nosso sertão nordestino e Alcione Albanesi, uma brasileira arretada que decidiu, após sua carreira corporativa, abraçar e liderar junto com alguns amigos um projeto que leva às famílias do sertão nordestino alimentos, água, roupas, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas. Um trabalho de transformação, com inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis que atualmente movimentam a vida de mais de 75 mil pessoas todos os meses, em 130 povoados nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco, através dos seus 9.200 voluntários. Ao longo dos mais de 25 anos de trajetória, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram atendidas pela Instituição. Em 2020, estarei com este grupo para acompanhar a entrega das doações em Pernambuco, terra onde nasceu meu pai e que certamente será um capítulo novo na minha vida.

https://www.amigosdobem.org/

Que orgulho destes ilustres voluntários brasileiros!!!

Não importa o que você faz, desde que se importe e que faça o bem.

Parabéns a todos que atualmente estejam envolvidos em alguma ação para ajudar o próximo e deixo aqui um convite para aqueles que ainda colocarão seu coração em prol de alguém.

Tenho sempre muita esperança no ser humano!

Reflita você também sobre a importância de se importar…

COMPARTILHAR
Artigo anteriorQuando algo de extraordinário precisa acontecer, nasce alguém!
Próximo artigoMaquiador de Hebe conta em livro como ela salvou sua vida!
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.