A natureza não pede licença

0
627

Conversando com minha amiga Amelia (cabeleireira maravilhosa e muito sábia), ela me inspirou com a frase que dá o título a este artigo.
Sabe aquele dia em que você acorda, se olha no espelho e de repente vê um cabelo branco? É, talvez seja o mais emblemático dos sinais de que a idade está chegando. Mas é claro que o drama não para por aí. Para todos aqueles, assim como eu, que queiram viver muito, preparem-se para as rugas, uma certa dificuldade quanto à mobilidade, linhas de expressão e alguns sustos na saúde. É aí que precisamos admitir que a natureza não pede licença!
Muitos serão os momentos em que tentaremos retardar o que é simplesmente impossível. É fato que a tecnologia nos ajuda muito neste quesito. Certa vez, discutindo se eu ainda poderia ter filhos, o ginecologista comentou: “Você pode tudo, apenas lembre-se que, embora você pareça muito bem, saudável e jovem, as suas células têm a sua idade”. Resolvi respeitar!
Nós, os seres humanos, somos frágeis, sensíveis e vulneráveis. Imagine que, se hoje, todas as mulheres do planeta resolvessem não ter mais filhos, a Terra estaria desabitada em aproximadamente 130 anos. Inacreditável!
A Terra não precisa de nós. Muito se fala em cuidar do nosso planeta, valorizar a natureza, mas eu sinceramente acredito que, na verdade, nós é que temos que cuidar da gente. Sabe por quê? Se ela decidir não brincar mais, ela simplesmente faz algo que muda tudo. São enchentes, maremotos, tsunamis, deslizamentos, incêndios, vulcões em erupção… A natureza não pede licença!
O ser humano precisa entender as limitações quanto ao seu poder. Há lugares que deveriam ser mantidos sem construções para que a água possa ser absorvida, é necessário rever a quantidade de lixo que produzimos, atitudes que podem mudar o cenário no qual vivemos.
Vamos respeitar e cuidar do nosso quadrado. Certa vez ouvi do Fabio Barbosa, um executivo que admiro muito: “Se cada um limpar a frente da sua casa, teremos um mundo limpo”. Ele tem toda razão! Quero viver em um mundo onde as pessoas sejam éticas, respeitosas, educadas. Precisamos urgentemente ter muito prazer e orgulho do nosso entorno.
Faça a sua parte!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTrês atitudes que fazem grandes líderes motivadores
Próximo artigoCovid-19, incertezas e seu bolso!
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.