Americanas

0
76

Com as notícias recentes que envolvem a Americanas, pode ser que os êxitos da companhia passem batido. É o caso do projeto IF – Inovação e Futuro.

Ele foi responsável por fomentar o crescimento de startups e trazer ideias inovadoras e disruptivas para o modelo de negócios da empresa.

A plataforma existe desde 2018 e foi o berço da solução AME Digital, a ferramenta que popularizou o sistema de cashback em todo o Brasil.

Como é notório a partir desse exemplo, a inovação e o investimento em novas tecnologias sempre foram pilares muito fortes para a companhia.

Foi através da disrupção com o modelo tradicional que a Americanas conseguiu expandir as lojas e oferecer experiências de compras únicas, aliviando custos aos consumidores.

O cenário é bem diferente agora, mas esse caso nos prova o quanto o CTO é um personagem-chave no crescimento das empresas que têm um setor de tecnologia, e o quanto o departamento de TI é fundamental em dar a orientação e direcionamento.

Inclusive, o novo CEO da Americanas, o João Guerra, tem experiência no ramo tecnológico. Ele já atuou como head de TI e CTO na própria Americanas. Essa paixão pela disrupção e novas tecnologias foi o combustível usado para levá-lo eventualmente ao cargo de CEO.

Esse ecossistema de inovação pode significar um bote salva-vidas para a organização?

Como sabemos, nem tudo são flores, e, mesmo com uma estratégia inteligente, falhas em outras áreas puseram em risco a sobrevivência da companhia.

O futuro dirá o resultado dessa situação.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA importância da Minimal Value Cyber Security
Próximo artigoProcure com olhos de quem quer encontrar
Executivo de Tecnologia com MBA no MIT (Massachusetts Institute of Technology) em Transformação Digital. Nos últimos 20 anos atuando à frente da área de tecnologia de grandes empresas nacionais, ampla experiência na transição entre tecnologias e modelos de gestão. Inquieto na busca por conhecimento, ampliando horizontes pessoais e profissionais, amante da leitura e bons vinhos, continuo aprendendo.