Como tornar-se protagonista na sua vida?

0
491

Nos filmes, os protagonistas são os atores e atrizes principais. Para que nós possamos sair da zona de conforto e nos aproximar dos nossos sonhos, precisamos ser protagonistas na nossa vida. Muitas pessoas com as quais convivemos no dia a dia não levam a vida como protagonistas, e assim dificilmente irão se aproximar dos seus sonhos. Mas afinal de contas, o que significa na prática ser protagonista na sua vida?
Não se preocupar com as opiniões dos outros
Um mapa é uma representação da realidade, não é a realidade. O nosso mapa depende de para onde e como olhamos e em quais aspectos do terreno focamos. Neste sentido, não existe um mapa perfeito. Cada um desenhará o seu mapa para o entendimento das circunstâncias e tomada de decisão. Cada pessoa com quem você convive, tem uma percepção diferente sobre a sua vida. Não viva sob a batuta de ninguém. Assuma o protagonismo e tome as rédeas da sua vida, e assim vá buscar a satisfação, realização e propósito que você tanto merece.
Ter objetivos e metas desafiadoras por escrito
Quando sabemos aonde queremos chegar e porque, ficamos menos suscetíveis às influências e demandas externas, que são muito sedutoras. Com objetivos claros, podemos priorizar as nossas atividades e nos blindamos das distrações.
Ser 100% responsável pelos seus resultados
Está em curso um processo acelerado, amplo e irreversível de digitalização das pessoas e das empresas. As transformações profundas antecipadas pela pandemia, tem feito com que todos estejamos enfrentando muitos problemas inéditos e complexos. Sugiro dar pequenos passos em direção que se imagina ser a mais eficaz para se chegar a uma resolução. Quando o resultado não for satisfatório, uma interpretação cuidadosa do que deu errado é fundamental para entender e organizar o próximo passo, e isto ocorrerá apenas se assumirmos total responsabilidade pelo erro. Criar empresas e indivíduos capazes a administrar os próprios erros e aprender com eles é a única forma de criarmos uma mente resiliente e que possa navegar com segurança e firmeza na direção dos nossos sonhos.
Incorpore esses três pontos na sua vida e passe a pilotar sua vida!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorE fez-se a luz!
Próximo artigoDe volta ao isolamento social!
É engenheiro com formação em PNL, alumni do IBGC e da Kellogg (Chicago), tem cursos na Sloan MIT (Boston) e Singularity University (Vale do Silício). É professor de pós-graduação na FGV, executivo e conselheiro. Participou de diversos trabalhos de expansão de consciência e xamanismo no ITK, Cambará, O&O e Iluminatta. Também é idealizador do LideraCast, um podcast sobre liderança, carreira e autoconhecimento.