“Constelações Pedagógicas”, de Fátima Mello: lançamento é amanhã, em São Paulo

0
730

O lançamento de “Constelações Pedagógicas – Segundo a abordagem sistêmica de Bert Hellinger”, com selo da Editora Leader, e autoria de Fátima Mello, será realizado amanhã, dia 31, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, na capital paulista, a partir das 19 horas. A escritora é psicopedagoga, pedagoga, advogada e terapeuta sistêmica, atua com Constelações Familiares e Estruturais e Coaching Sistêmico.

O livro aponta como as Constelações Pedagógicas podem melhorar as relações no ambiente escolar. Seu conteúdo se formou com a aplicação das Constelações Pedagógicas que Fátima fez na escola, associada aos seus estudos e sua prática com as Constelações Familiares, em atendimentos individuais e de grupo, assim como da observação e de ouvir as reclamações de muitos profissionais da Educação, insatisfeitos e desanimados com a dificuldade em lidar com as múltiplas questões do cotidiano escolar.

A ideia de transformar essa experiência em livro surgiu durante um treinamento, ocasião em que Andréia Roma, fundadora e CEO da Editora Leader, comentou com Fátima que gostaria de lançar uma obra com o tema Constelações Pedagógicas. Fátima então apresentou seu trabalho a Andréia, que reconheceu em sua experiência um conteúdo excelente para levar aos leitores as vantagens de adotar um olhar sistêmico, com uma nova atitude.

Segundo a autora, quando as situações conflituosas passam a ser contextualizadas sistemicamente, isto é, como oriundas de uma desarmonia sistêmica que envolve aluno, pais, professores, escola, enfim, o todo, a abordagem tradicional, segmentada, que atua unicamente no conflito deflagrado, fica cada vez mais sem sentido.

O título traduz a união da prática pedagógica da autora associada ao pensamento sistêmico, através do estudo e do trabalho com as constelações familiares e, sobretudo, da pedagogia sistêmica de Bert Hellinger, imprimindo uma identidade única ao trabalho.

As Constelações Pedagógicas trazem uma maneira específica de aplicar as Ordens do Amor – que é um dos temas abordados no livro – e o pensamento sistêmico na sala de aula, o que é feito com a prática de exercícios de percepção com utilização de frases sistêmicas, com grupos de alunos, mas também podem ser utilizados com professores e funcionários. Foi incluída uma série de exercícios para o leitor praticar, explicados de maneira objetiva, de maneira que possam fazer a diferença na vida de todos que forem envolvidos nesse processo.

Sobre a autora

Fátima Mello é psicopedagoga, pedagoga e advogada. Iniciou em Constelação Familiar com Celma Vilaverde. Aprofundou seus estudos com o “pai” da Constelação Familiar, Bert Hellinger, e sua esposa, Sophie Hellinger, na Alemanha. Formou-se também pela Hellinger Schule. Em Pedagogia Sistêmica, fez Treinamento Internacional pelo ISPAB, com Marianne Franke e com Angélica Olvera, na Alemanha; no Brasil, com Hellen Vieira da Fonseca, pelo IDESV. Tem formação em Constelação Estrutural com Guillermo Echegaray, Matias Varga e Insa Sparrer, na Colômbia. Especializou-se em Constelação Individual, com Vera Bassoi e Coaching Sistêmico, pelo Instituto Holos. Trabalha em atendimento individual e de grupo. Ministra cursos, palestras e consultoria em Pedagogia e Direito Sistêmicos.

Conheça o portfólio completo de livros e projetos da Editora Leader em www.editoraleader.com.br