Corporativo versus Empreendedorismo

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“Faça da disciplina um lema, da dedicação uma bandeira e da paixão pelo trabalho um exemplo.” Ayrton Senna

Após 26 anos de uma carreira de sucesso, onde tive a oportunidade de construir uma sólida trajetória profissional que iniciei aos 16 anos como office boy chegando a diretor Financeiro. Ao longo do curso de minha história executiva, pude conhecer diferentes culturas organizacionais, geralmente influenciadas pelas diversidades dos países de origem dessas empresas, assim como conheci empresas incríveis com os mais diversos desafios que orbitam dentro de um contexto de pressão por resultados, passando por cuidados com as pessoas mesmo em ambientes com mais ou menos hostilidades, até a busca pela liderança e excelência em um mercado marcado pela alta competitividade e cada dia mais globalizado. Assim, penso que minha carreira chegou a um ponto em que, após muitos obstáculos superados, e acima de tudo muito aprendizado em cada oportunidade e experiência vivenciada, me instigava a algo mais.

Reconheço que, no meu caso, o processo de migração do mundo corporativo para o ambiente do empreendedorismo não foi planejado e desta forma deixo aqui meu primeiro grande aprendizado: empreender com maiores chances de dar certo e menor estresse envolve essencialmente a cuidadosa avaliação do momento da decisão, um plano compreensível de transição e a convicção de que Empreender é uma arte que bebe da mesma fonte de construir uma carreira de sucesso, a fonte inesgotável do Conhecimento e da Dedicação.

Somando minha experiência profissional e as experiências que a vida tem me proporcionado, aquilo com que de mais compreensível me deparei para construção e pontapé inicial na jornada de empreender resumo abaixo:

Passo a passo: construindo uma empresa de sucesso
 Alicerce – Princípios essenciais do Negócio
o Desenvolvendo a missão
 Razão de existência (propósito: venda seu negócio a você mesmo)
 Estude o ambiente em que seu propósito está inserido
 Valores (Excelência, Inovação, Ética, Qualidade, Direção, Cultura)
 Visão (Ambições e metas)
 Adequação Financeira (Realidade)
 Paredes – Objetivos estratégicos
o Definindo sua proposta de valor e o seu público-alvo
 Mercado que deseja atingir (segmentos de clientes, posicionamento)
 Recursos Disponíveis
 Benefícios (reputação)
 Características e diferenciais dos produtos ou serviços ofertados
 Ambiente interno (suas forças e fraquezas)
 Ambiente externo (oportunidades e ameaças)
 Situação do mercado (clientes, concorrentes, fornecedores, preços, etc.)
 Elaborar objetivos que retratem os resultados que a empresa quer atingir
 Plano de ação específico para cada objetivo
 Plano de Negócios Completo
 Execução – Disciplina
o Seja o maestro, acompanhe o desenvolvimento do seu Planejamento Estratégico
 Retorno Financeiro
 Qualidade do seu produto e entrega
 Crescimento e evolução (pense em inovação todos os dias)
 Cuide das pessoas (Funcionários, Fornecedores, Clientes, toda a rede)
 Ouça o Mercado (Paradigmas)
 Pense como carreira, se especializando no que faz
Empreender se tornou minha paixão e minha melhor escolha para retomar minha trajetória após uma experiência pessoal pouco agradável de um período de depressão. A depressão me trouxe a oportunidade de conhecer propósitos e aptidões até então ocultas para mim. As dificuldades e as pressões por resultados continuam, mas o prazer e a alegria de conhecer e construir novas histórias, novas soluções e de ajudar outros empreendedores a transformarem seus sonhos em realidade com a força dos meus conhecimentos me renovam a certeza todos os dias de que vale muito a pena vivenciar o desafio do Empreendedorismo.

Termino com algo que se tornou um mantra para mim: “Eu falhei várias e várias vezes na minha vida e é por isso que obtive sucesso”.

Ao longo dos próximos meses pretendo compartilhar com vocês, em maiores detalhes, os aprendizados e desafios que tenho vivenciado em minha jornada empreendedora, não percam!

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Administrador de Empresas com MBA pela Universidade de Pittsburgh e formação em Finanças. Mais de 25 anos de trabalho em empresas multinacionais de grande com vasta experiência executiva em Finanças, Logística e Comércio Exterior. Consultor Empresarial, coautor do livro Histórias de Sucesso 2, editora Global Partners. Natural de São Paulo, amante de música, viajar e trocar experiências.