Hoje eu vou falar sobre Criatividade nos Negócios, um assunto do qual eu, particularmente, gosto bastante.
Eu quero levar você a pensar em alguns fatos que acontecem na nossa vida e na das marcas das empresas famosas. Geralmente elas têm boa criatividade para persuadir o público. Assim, consolidam a sua existência e perpetuam a sua marca.
Eu vou dar um exemplo:
A Coca-Cola, uma marca soberana em refrigerantes, que sempre esteve em primeiro lugar, mesmo mantendo seus preços mais caros. Ela não se destacou de um dia para o outro, e sim foi remodulando-se, sempre criando e inovando. A gente associa a Coca-Cola ao seu slogan “Abra a felicidade” e à cor vermelha – alegre e gostosa.
No entanto, ao perceber que hoje nós estamos em uma demanda de pessoas vegetarianas, as quais criticam e evitam o refrigerante, a empresa muito sabiamente remodulou todo o seu comercial e sua fórmula. Olha isto, gente! A sua fórmula!
Agora lançaram a Coca-Cola Sem Stevia, a Zero e a Original/tradicional. A empresa mudou o que era consolidado, a cor vermelha das latinhas. Quem diria que ela mudaria esta cor, que é a sua marca registrada, por outra diferente: a verde.
Por que esta empresa mudou tudo isto?
Ela usou a criatividade para atender a uma nova demanda. Percebeu que não podia ficar mais soberana diante deste novo cenário. Por isso, me interessa bastante este assunto.
Outra marca na qual eu percebi a mudança, e também acompanhei nas mídias, foi da Cerveja Skol. Ela sempre fez um comercial voltado/focado em mulheres bonitas e “gostosas”, aquilo que todo mundo conhece. Mas logo percebeu que hoje há uma demanda grande de mulheres empoderadas; mulheres que não são objetos e, sim, mulheres que estão revolucionando o mercado de trabalho em vários contextos.
A Skol começou a rever o seu posicionamento no mercado, devido às críticas recebidas. E passou a não associar mais mulheres com cerveja. Ela está reformulando a sua marca. Olha que interessante! Isto é criatividade nos negócios.
Sem falar em inúmeras outras marcas, mas não é este o objetivo no momento. Ah! Acabei de lembrar-me da “Apple”, do famoso Steve Jobs; uma pessoa extremamente curiosa e criativa, que se destacava no mercado por ser diferente dos demais, por ser muito criativo.
Criatividade é você realmente conseguir estar na frente da concorrência. Utilizando as ferramentas que você já tem e criando com o que você já sabe. Deixando vir à tona o seu talento nato, que muitas vezes não requer tantas ações ou grandes valores despendidos. Entende?
O cotidiano do empreendedor é para despertar em você, empresário, a criatividade para melhorar o seu negócio. Isso é muito importante. Por isso, convido você a pensar e repensar:
– Como você vende o seu produto?
– Como você apresenta o seu produto?
– Como é a embalagem deste produto?
– Quais as ideias que você tem para inovar ou criar?
– O que o seu concorrente está fazendo?
– Como você pode ser diferente dele?
Às vezes, é o mesmo produto que vocês vendem, com a mesma composição. Enfim, não importa.
A ideia é: Despertar no consumidor algo relevante. Algo que realmente o faça perceber que você pensou nele, que está atendo às suas necessidades. E passar a mensagem que você não é apenas mais um no mercado de trabalho.
A vida é da cor que a gente pinta e eu quero ajudar você a colorir mais e melhor seus negócios!