Desafios da Liderança no Século XXI

0
197

Vivemos em um mundo em constante mudança, isto traz desafios para todos os líderes de qualquer empresa. Os profissionais mais exitosos neste ambiente extremamente competitivo precisam ter bem desenvolvidas algumas competências essenciais.
Aprendizado Contínuo
Nos anos 1980, o tempo de validade de uma competência era de 30 anos. Hoje, ela é de cinco anos. Nós passaremos por vários ciclos de aprendizagem para nos mantermos relevantes no mercado, como funcionários ou empreendedores.
Empatia
É ingrediente fundamental para a construção de relacionamentos sólidos e profundos. Nós nos desenvolvemos através dos nossos relacionamentos, construí-los permitirá que você acelere o seu desenvolvimento. Entender que nós afetamos o meio a nossa volta e este nos afeta é fundamental para avançar no seu autoconhecimento. Além disso, reconhecer qual é o seu estado interno e, caso necessário, mudá-lo é determinante para que você explore ao máximo a sua liderança.

Criatividade
A criatividade não é algo nato. Todos podemos desenvolver esta competência. Neste processo devemos experienciar novas conversas, perspectivas, lugares e pontos de vista.
Este exercício permitirá identificar outras formas para entender as necessidades dos clientes, encontrar novos caminhos, enxergar os problemas sob outro prisma. Em um mundo que muda em todas as direções, buscar outras perspectivas é imprescindível para acompanhar o ritmo de mudanças.

Resolução de Problemas Complexos
Não teremos todas as informações que gostaríamos para a tomada de decisão, não entenderemos todas as implicações e desdobramentos das nossas decisões. Mas precisaremos decidir mesmo assim. Neste processo não tem como não errar. Daí vem a grande questão: como você significa os seus erros?
A resposta a esta pergunta será determinante para você avaliar a sua capacidade de aprender com os seus erros e usá-los como degraus para aprimorar-se constantemente.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVem aí mais um lançamento da Série Mulheres
Próximo artigoTomar crédito é bom ou ruim?
É engenheiro com formação em PNL, alumni do IBGC e da Kellogg (Chicago), tem cursos na Sloan MIT (Boston) e Singularity University (Vale do Silício). É professor de pós-graduação na FGV, executivo e conselheiro. Participou de diversos trabalhos de expansão de consciência e xamanismo no ITK, Cambará, O&O e Iluminatta. Também é idealizador do LideraCast, um podcast sobre liderança, carreira e autoconhecimento.