“Dicas Inspiradoras” para ter organização financeira

0
683
Tatyane Luncah (dir.) fala sobre finanças pessoais com Carol Sandler

O “Dicas Inspiradoras”, canal no YouTube sobre empreendedorismo de Tatyane Luncah, empresária e fundadora do Grupo Projeto 10 em 1, conversou no dia 16 de agosto com Carol Sandler, que é especialista em finanças pessoais e fundadora do Finanças Femininas, primeiro site de empoderamento feminino através da educação financeira do Brasil.

Carol estudou Jornalismo na PUC-SP, Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris, e Liderança Feminina em Wharton (Universidade da Pensilvânia). Foi eleita personalidade do ano de 2015 em finanças pessoais pelo site Dinheirama e deu uma aula para quem precisa cuidar das finanças para tocar o seu negócio.

Segundo ela, cuidar das finanças é a base para podermos bancar nossas escolhas e realmente ir atrás dos nossos sonhos e mulher empoderada é a que tem controle da sua vida financeira.

Então a primeira dica é: tenha controle financeiro, deve ser um hábito, tem de ter dinheiro guardado, tem de ter planejamento do que você quer realizar na sua vida, porque é com esse dinheiro que você vai bancar todos os seus planos e sonhos.

A segunda dica de Carol: não se fica rica com o dinheiro que se ganha, mas sim com o dinheiro que se guarda. “Então é gastar menos do que se ganha, parece simples, mas existem milhões de inadimplentes no Brasil… e o maior motivo de dívidas no País é a desorganização financeira, não é desemprego, falta de dinheiro, é desorganização financeira”, ressalta.

Segunda dica: tenha dinheiro guardado para superar as instabilidades. Seja qual for a situação, casada, solteira, separada, viúva, tenha seu dinheiro, para se bancar e não precisar de ninguém.

Terceira dica: quem quer montar um negócio também precisa, além da paixão, fazer um planejamento, pesquisar, ver os custos, estudar a concorrência, entender de marketing e tem de ter dinheiro guardado, para sobreviver nos primeiros meses do negócio, porque só se começa a ganhar dinheiro efetivamente a partir do terceiro ano. É preciso ter dinheiro guardado para bancar os custos do negócio. “O negócio só quebra quando falta caixa para pagar as contas. Ter uma reserva para você e seu negócio é essencial”, aponta Carol.

A íntegra da entrevista está em https://www.youtube.com/watch?v=E28qDTSeORE&t=11s

Livro de mulheres empreendedoras

A Editora Leader apoia essa iniciativa de Tatyane, que é coordenadora de um de seus livros – “Empreendedoras de Alta Performance”, mais um produto exclusivo da Editora Leader que é um verdadeiro compêndio de cases do dia a dia da alta performance feminina para contribuir com o registro biográfico do nosso país. A obra conquistou o recorde brasileiro de livro com o maior número de empreendedoras (49), homologado pelo RankBrasil. Adquira seu exemplar acessando o site da Editora Leader (editoraleader.com.br) e clicando em “Empreendedorismo”.