DORES E DELÍCIAS DE SER QUEM VOCÊ É

0
302

Cada ser humano ganhou um presente muito especial conhecido como VIDA!
Ao longo dela, vamos tomando consciência de quem somos, onde estamos, o que pretendemos ser e o porquê de algumas coisas.
Imagino que para milhares de brasileiros que já completaram 100 anos, este processo de autoconhecimento continua, afinal, o show só termina quando se apagam as luzes. Alguns ficarão por aqui por pouco tempo e outros muitos anos. Cada indivíduo tem um tempo aqui na Terra e cada dia conta! Alguns acreditam que esse tempo seja predeterminado e, como diria minha avó materna, ninguém vai de véspera.
Nenhuma máquina, software ou inteligência artificial é ou será capaz de responder até quando vamos viver. Temos o livre arbítrio, portanto cuide bem de você, deste corpo que funciona perfeitamente e o use com responsabilidade e bom senso.
A jornada nos ensina, as vitórias e os desafios são praticamente constantes. Por muitas ocasiões temos que provar do que somos feitos e as situações inusitadas nos convidam a nos conhecer ainda mais.
O ano de 2020 veio para provar o quanto ainda temos que aprender sobre nós mesmos. Certamente durante a pandemia, com a restrição de ir e vir, encontrar pessoas, abraçar, algumas descobriram dores novas. Dores que podem ser traduzidas literalmente como algo que dói, machuca e desestabiliza o emocional. Estas dores muitas vezes são bem silenciosas e cada um tem um jeito de tratar e resolver.
Invista em você. Procure respostas para suas dúvidas internas e para se conhecer melhor. O mercado de autoconhecimento e autodesenvolvimento já movimenta quase US$ 10 bilhões anualmente nos Estados Unidos, segundo pesquisa de outubro de 2019 da Market Research.
Segundo a Psicologia, podemos elencar cinco dores associadas aos traços de caráter (conheça mais detalhes no link abaixo). São elas: rejeição, abandono, manipulação, humilhação e traição. Todos nós nos conectamos diretamente com estes sentimentos, mas sempre existem aqueles que mais nos fragilizam.
https://www.google.com.br/amp/s/www.terra.com.br/amp/noticias/o-corpo-explica,a571baec791c4f72075a0d119cba31e03nsjbspu.html
É claro que também temos as delícias de ser quem somos e os pontos fortes são chamados tecnicamente como recursos!!! E cada ser humano tem alguns deles disponíveis que o tornam cada vez mais exclusivo neste mundo de 8 bilhões de pessoas. São eles: criativo, imaginativo, comunicador, acolhedor, atento, detalhista, competitivo e proativo.
Aproveite este momento de maior introspecção e até um certo silêncio e ouça a voz do seu coração. Foque em tudo aquilo de bom que você é e tem. Reconhecer seus superpoderes e fazer uso deles certamente lhe dará uma vida com mais brilho e energia.
Viva a delícia de ser quem você é!!!
Finalizo este artigo com um poema de Clarice Lispector, uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia e que se tornou um ícone no século XX.
“Faça com que a solidão não me destrua.
Faça com que minha solidão me sirva de companhia.
Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar.
Faça com que eu saiba ficar com o nada
E mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo.”

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPor dentro, todos temos as mesmas cores!
Próximo artigoVocê tem experiência prévia?
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.