E fez-se a luz!

0
543

(Foto: Euridice Saltini)
(Projeto SP/SP: Euridice Saltini)

E fez-se a luz, mas sabemos como fazer dela uma aliada para as nossas emoções e objetivos?
Cada cantinho da nossa casa possui uma função e nos traz sensações que podem ser prazerosas ou não.
Para isso existem possibilidades nas quais podemos encontrar o equilíbrio emocional e ainda intensificar a nossa produtividade, uma destas possibilidades é a iluminação.
Possuímos um reloginho natural interno, que regula o funcionamento do nosso organismo, influenciando diretamente na produção de hormônios e na renovação das células, podendo ser alterado pela luz natural ou artificial, chamado de ciclo circadiano. Quando este está em desequilíbrio pode provocar insônia, alterações de humor e até depressão.
Uma iluminação bem aplicada, considerando a paleta de cores do espaço, suas texturas, móveis e o tamanho de cada ambiente, pode se tornar ótima aliada.
Um light designer ou um arquiteto poderão orientar mais detalhadamente por meio de um projeto de iluminação calculando os lumens – fluxo luminoso emitido por uma lâmpada – e kelvins – temperatura da cor onde quanto mais alta a sua temperatura, mais clara é a tonalidade da cor da luz -, específicos para cada espaço e seu uso.
Como nem todos podemos contar com uma ótima iluminação natural, com essas três dicas você já vai conseguir deixar seu lar mais harmônico e funcional, e de quebra terá melhor aproveitamento em cada ambiente:
1) Mantenha em cada cômodo uma iluminação principal, mais difusa, e insira abajur com luz indireta e suave;
2) Atenção ao tom das lâmpadas: os amarelados trazem aconchego e são ideais para quartos – ajudam a estimular o hormônio do sono –, salas de estar e de televisão. Já os brancos mantêm o corpo mais desperto, sendo ideal para ambientes que precisam de atenção e de atividade intensa como a cozinha, o banheiro, a lavanderia e o ‘home office’ – necessário em nossa realidade atual; e
3) Tire proveito dos ‘dimmers’ que controlam a intensidade da luz emitida.

Muita luz para todos!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSUA EMPRESA VAI RESPONDER AO CHAMADO?
Próximo artigoComo tornar-se protagonista na sua vida?
Formada em Arquitetura e Designer de Interiores e Produtos, possui projetos premiados e referenciados. Também estudou teatro e seu ‘hobby’ é o canto. Curte sorrir, comer, rezar e amar. Atualmente mora em Portugal, onde, para melhor atender aos clientes de arquitetura e interiores, atua como consultora imobiliária, em parceria com uma das melhores imobiliárias do país de Camões e Fernando Pessoa.