Empatia e seus Encantos

0
392

Empatia, a arte de se colocar no lugar de uma outra pessoa.
Sim, esta singela e curta palavra tem um poder quase que medicinal.
Segundo o dicionário, empatia é a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.

Todo ser humano tem muitos superpoderes. Entre eles, a capacidade de escuta, de oferecer um ombro amigo, silenciar, chorar ou sorrir junto.
Para ter o verdadeiro entendimento de empatia, sempre considerei fundamental ter conexão com a outra pessoa, quer seja pessoal ou profissional. Precisa ter sintonia, amizade, respeito para que todo o movimento gerado seja genuíno.
A conexão ocorre quando ao estar com o outro acessamos dentro de nós algo de especial que fará com que tenhamos a possibilidade de perceber o que acontece com o outro e os sentimentos já vividos em algum momento da nossa vida. Certamente haverá um maior e melhor entendimento da situação do outro.

Para se conectar com o outro é preciso em primeiro lugar se conectar com você mesmo. Ampliar a visão, ter maior autoconhecimento, gostar de gente poderá te fazer uma pessoa muito especial quando alguém precisar de ajuda. Você saberá e terá ainda mais claro que o importante é tratar o outro, não como você gostaria de ser tratado e, sim, como ele gostaria de ser tratado.

A neurociência explica que temos um sistema de neurônios espelhos e por isso podemos sentir o que o outro sente e como nosso cérebro é plástico, podemos aprender durante toda a nossa vida. Enquanto você estiver vivo e com suas faculdades mentais, será completamente possível desenvolver aprendizado e a empatia é algo que pode ser aprendido ou aprimorado. Desta forma, te convido a assistir o vídeo abaixo, chamado A Revolução da Empatia | Tati Fukamati:

Se pergunte quanto você está sendo empático, quanto você é capaz de ouvir, quanto você está percebendo que pessoas próximas estão precisando de ajuda, quanto você tem tratado de maneira igual quem é diferente. Somos quase 8 bilhões de pessoas no planeta e somos, sim, diferentes! Para mim, esta é a maior beleza que pode existir neste mundo. Que possamos ter um olhar mais amigo sempre.
O Brasil é o 9º país mais desigual (mobilidade, renda, raça, entre outros) e, com isso, temos um caminho longo pela frente para termos um dia a dia com mais paz, harmonia e amor.
Portanto, pratique a empatia emocional com absoluta consciência social e respeito.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOnde vamos, vamos inteiro!
Próximo artigoSua palavra vale!
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.