Empreendedorismo – Meu projeto foi aprovado?

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Empreender é muito mais que uma arte impulsionada pela paixão e pelo propósito, é também um ato de coragem ancorado na resiliência que brota da alma daqueles que por necessidade, sonho, seja qual for a motivação, se entregam por completo à missão de transformar uma ideia em um projeto de sucesso.
Em minha opinião o primeiro grande desafio neste processo é atrair os investimentos, $, necessários para iniciar sua jornada de sucesso, afinal, aqui se faz necessário convencer o detentor do capital financeiro de que a sua ideia é inovadora, responsável, eficiente, atrativa e capaz de remunerar seu capital em aderência com as expectativas por este criada e almejada.
Na minha experiência são três as características-chaves que devem ser explicitadas de forma muito clara para conquistar uma decisão favorável de investimento para o seu projeto: Time, Tamanho do Mercado e Objetivo do projeto.
A qualificação do time à frente do projeto é o fator mais crítico, porque o sucesso de qualquer projeto passa pela capacidade de execução. É preciso ter consciência de que grande parte dos projetos não rompem a fronteira da boa ideia por falhas na sua execução e neste sentido a Experiência, a Diversidade e as Histórias somadas formam um combo que traz segurança quanto à capacidade de realização, disciplina e agilidade nas correções de rota que se fizerem necessárias ao longo do curso.
É imprescindível possuir um profundo conhecimento do mercado em que se pretende atuar, o que infelizmente não reflete a realidade de muitos projetos quando apresentados a potenciais investidores. Concomitantemente ao tamanho do mercado, é importante expressar com clareza: sua proposta de valor, seu público-alvo, mercado que deseja atingir (segmentos de clientes, posicionamento), recursos disponíveis, benefícios, características e diferenciais dos produtos ou serviços ofertados, ambiente interno (suas forças e fraquezas), ambiente externo (oportunidades e ameaças) e a situação do mercado (clientes, concorrentes, fornecedores, preços, etc.).
Na definição dos Objetivos é crítico estabelecer o tamanho da dor, ou seja, qual problema que se propõe resolver, como e qual emoção a solução proporcionará ao seu público-alvo e à sociedade, descrevendo um plano de ação específico para cada objetivo.
Empreender com sucesso passa pela noção e clareza destes três pontos:
 Ponto A: Onde estou
 Ponto B: Onde almejo chegar
 Ponto C: O que necessito para ir de A para B
Bons negócios, o sucesso o espera de braços abertos!

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Administrador de Empresas com MBA pela Universidade de Pittsburgh e formação em Finanças. Mais de 25 anos de trabalho em empresas multinacionais de grande com vasta experiência executiva em Finanças, Logística e Comércio Exterior. Consultor Empresarial, coautor do livro Histórias de Sucesso 2, editora Global Partners. Natural de São Paulo, amante de música, viajar e trocar experiências.