Encontre sua tinta

0
189

Após oito anos de uso, os aviões comerciais necessitam de uma repintura completa da fuselagem. A partir do uso de um novo tipo de tinta que não utiliza uma camada de mica, um mineral que ajuda a proteger e dar brilho à pintura, a companhia aérea teve acesso a uma solução mais leve, que consequentemente, além do impacto financeiro com a redução do consumo de combustível em 3,8 milhões de litros, teve impacto ambiental de 9.525 toneladas menos de emissões de carbono por ano.
Entender o conceito de startup fica mais fácil a partir de exemplos, afinal, essas empresas contam modelos de negócios disruptivos, sendo uma novidade difícil de absorver para quem está acostumado a ter contato apenas com os modelos tradicionais do mercado.
Startups são empresas jovens com um objetivo ambicioso de desenvolver um produto ou serviço único para o mercado. Elas fazem isso, normalmente, ao identificar as deficiências de um produto já existente e aprimorando-o com tecnologia e inovação.
As startups sonham tornarem-se Unicórnio, que é o termo utilizado para definir uma startup de capital fechado que atinge US$ 1 bilhão de valor de mercado (valuation). O termo foi cunhado em 2013 pelo investidor de venture Aileen Lee, sendo o animal mítico escolhido em alusão à raridade estatística desse tipo de empresa.
Apesar de não existir uma fórmula mágica para se criar empresas unicórnio, acredito ser possível apontar os seguintes pontos comuns:
• Utilizam as redes sociais como grandes aliadas: amplificando sua mensagem e causando impacto em seu público-alvo;
• Tem o cliente sempre no centro: cliente em mente antes (ideação), durante (manufatura) e depois (pós-venda);
• Foco na expansão global e acelerada: mentalidade global com uma estratégia get big fast para se tornar grande da forma mais rápida possível;
• Diversidade do equipamento: multidisciplinares e multiculturais, onde se valorizam o talento e a criatividade.
• Tem a incerteza como parte do dia a dia: aprendem a conviver com os altos e baixos e desenvolvem uma resiliência especial.
Construir uma startup de sucesso não considera apenas alta tecnologia. Acredito que o fator preponderante seja uma ideia disruptiva. Independentemente da sua área de atuação, vale a busca pela tinta: a solução que proporcione, além do que retorno financeiro, o valor social e ambiental para empresas e a sociedade de forma geral.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCuidado com o cuidar
Próximo artigoA saudade é do tamanho do amor que sentimos
Administrador de Empresas com MBA pela Universidade de Pittsburgh e formação em Finanças. Mais de 25 anos de trabalho em empresas multinacionais de grande com vasta experiência executiva em Finanças, Logística e Comércio Exterior. Consultor Empresarial, coautor do livro Histórias de Sucesso 2, editora Global Partners. Natural de São Paulo, amante de música, viajar e trocar experiências.