Entendimento e envolvimento provocam o comprometimento

0
555

Quando falamos de comprometimento, estamos literalmente descrevendo uma pessoa que se tornou diferenciada por possuir um perfil comportamental muito especial. Alguém que transborda atenção, disciplina, planejamento, entre tantas outras competências.

O comprometimento dá um brilho único para aqueles que compõem uma empresa. Tem um mundo cada vez mais dinâmico e complexo ter os funcionários com engajamento nas ações sociais, assertividade dos projetos com cliente, extraordinária entrega de produtos e serviços, e obsessão pelo alcance das metas é o que move e o que dá prazer e satisfação aos donos de uma empresa ou aos seus executivos.

Considero que o entendimento e envolvimento são os pilares do comprometimento. O entendimento nos proporciona clareza e conhecimento sobre a tarefa em questão, enquanto o envolvimento nos conecta emocionalmente e nos impulsiona a agir. Quando combinamos esses dois elementos, somos capazes de alcançar resultados magníficos em todas as áreas de nossas vidas.

Quando reflito sobre o título deste artigo, me pergunto se como líder deixei claro o que esperava de cada um da minha equipe. Para mim, apenas desta forma o profissional é capaz de entender sua importância e o propósito de uma tarefa ou projeto e se envolver por considerar indispensável sua contribuição e quanto que esta minha forma de liderança foi capaz de, por mais de 20 anos, obter o comprometimento e resultados esplêndidos de todos. Quando entendemos a nossa importância dentro do ecossistema, estamos muito mais propensos a investir nossa energia e disponibilidade.

Sabemos que às vezes uma demanda chega na sexta-feira ou em uma véspera de feriado às 17h e que, se o responsável pela solução estiver comprometido, ele vai dar um jeito e vai fazer acontecer, porque ele sabe a diferença positiva que é capaz de gerar para sua imagem, para a área e para a empresa.

O segredo é cada um saber o que precisa ser feito, ter espaço e ambiente para aprendizado para despertar, cada vez mais, paixão e motivação e com isso, certamente, as organizações receberão soluções criativas e eficientes, resultados genuínos e significativos, além da decisão cotidiana de permanecer fazendo parte do time.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSaúde Mental e seus Impactos
Próximo artigoArruma a sua cama
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.