Estratégia é fundamental, mas o que vamos fazer na segunda-feira?

0
703

Quantas vezes ouvimos dentro da empresa sobre acompanhar a evolução do planejamento estratégico, de ter uma metodologia para atendimento ao cliente, criar uma maior participação nas redes sociais, avaliar a estrutura organizacional, etc., etc., etc.
Considero tudo, absolutamente tudo fundamental para o funcionamento de uma organização e necessário inclusive para se estabelecer a cultura da empresa.
A inteligência estratégica está em cuidar dos temas mais complexos da mesma forma com que cuidamos dos mais simples. O grande diferencial será trazer a dinâmica para saber o que pode fazer a diferença na próxima segunda-feira.
Observe, por exemplo, se sua empresa está dando a devida atenção ao fluxo de caixa para continuar operando e se você está se distraindo colocando foco, tempo e energia em reuniões intermináveis que trarão resultados a médio e longo prazo. Todo este investimento em ações que não trazem o que você precisa agora certamente pode sair caro demais.
A habilidade está em, de verdade, transformar os funcionários em vendedores. Observe que todos nós temos uma rede de contatos maravilhosa. Conhecemos pessoas nos estudos, em outros trabalhos e que certamente podem abrir portas para trazer novos negócios.
Criar uma dinâmica semanal de mensurar e comunicar para toda a empresa os resultados alcançados demonstra de forma definitiva a importância do tempo e de cada um dentro da engrenagem organizacional. Dados, fatos e números são imperativos para quem está querendo contar uma nova história. Lembre-se que o tempo é finito!
Uma vez que se esteja medindo o progresso baseando-se em resultados atingidos, promova o feedback aos envolvidos e celebre! Todos nós gostamos de ser valorizados.
Quanto você, líder, tem potencializado e valorizado o que cada colaborador pode contribuir para trazer receita para a empresa?
“Pare de começar e comece a terminar.”
Comunidade do método Kanban

COMPARTILHAR
Artigo anterior“A tríade do tempo”
Próximo artigoO que é People Analytics
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.