Histórias da vida

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Uma boa comunicação é aquela que toca os sentimentos de quem assiste. E uma boa história é o melhor caminho para o coração de uma pessoa.

Há muitos anos, fiz uma campanha para a Sazón inspirada nos meus avós, numa situação corriqueira. No almoço de domingo, meu nonno tinha a mania de limpar os lábios na toalha da mesa – claro, apenas para irritar minha nonna. Isso era motivo de risadas italianas, aquelas bem altas. Criei uma situação em torno disso num comercial para mostrar que tudo em torno da mesa leva uma pitada de amor.
Dias depois da campanha entrar no ar, fui pego de surpresa quando uma amiga comentou comigo que tinha se lembrado da minha família quando assistiu ao comercial.
Ela não sabia que aquele filme tinha sido criado por mim.
Naquele momento senti que eu havia cumprido o objetivo: o de construir uma ponte entre o consumidor e a marca por meio das emoções.

Como eu disse aqui algumas vezes, comunicar é provocar uma reação em alguém e estabelecer uma conexão profunda com ele.

E como criar esse vínculo na publicidade? Contando histórias com que as pessoas se identifiquem, se reconheçam.

Essa é a forma mais rápida para uma marca conseguir encantar seus consumidores e transmitir seus valores.

As campanhas precisam ter mensagens fortes, que despertem lembranças e provoquem sensações positivas no público-alvo.

Parece fácil, mas não é: fazer com que as pessoas se reconheçam naquela história que está sendo contada. É isso que gera identificação, aproximação e empatia.

E você, já se emocionou assistindo algum comercial?

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Liderou grandes agências de publicidade, como JWThompson e Dentsu. Coordenou a comunicação do HSBC na América Latina por dez anos e tem grandes cases para Coca-Cola, Ford, J&J, Toyota e outros. Em 2010 foi escolhido o Profissional de Criação do Ano pelo Prêmio Caboré. Jurado em Cannes quatro vezes e presidente do júri em 2017. É presidente da ABAP – Associação Brasileira das Agências de Publicidade.