As empresas costumam reservar uma área em seus websites para expor seus valores. Essa prática é extremamente válida, mas, pare para pensar, ter valores é uma coisa, no entanto colocá-los em prática e conseguir evoluir é um pouco mais complexo.
Talvez porque é difícil entender um valor. O jeito mais fácil é contar uma história que aconteceu no trabalho e que represente determinado valor.
Para facilitar a compreensão, veja que há dois tipos de valores, os fundamentais e os de desejo. O primeiro é aquele que surge naturalmente para nós, enquanto o segundo são os valores que ainda não temos, alvo de desejos que precisam ser constantemente lembrados.
Após definir quais são os valores fundamentais e os de desejo da empresa, o ideal é deixá-los acessíveis a todos em um “livro de cultura”. O formato pode ser variado, como um jornal, manual, cartazes ou slogans, o importante é que seja feito pelos funcionários para incentivá-los a compartilhar histórias de valores.
Quando os valores são transparentes eles permeiam a tomada de decisões e esse processo tende a ser cada vez mais rápido e automático.
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