Maternidade e Carreira

0
469

Sou profissional logo posso ser mãe ou sou mãe logo posso ser profissional?
Vamos falar de maternidade e carreira? Muitas amigas, colegas de trabalho e mulheres que cruzaram o meu caminho sempre me perguntavam como eu tinha conseguido ser executiva e mãe de três filhos, e me diziam “como você é corajosa”.
Eu tenho uma teoria própria que criei ao longo das situações pelas quais a vida me colocou à prova: se você acredita, você pode, e seja leve, deixe as preocupações para quando realmente o problema acontecer.
A vida é feita de escolhas e sabemos que, muitas vezes, essas se transformam em culpa. Perder a festinha na escola, ter que sair no meio de uma reunião importante porque seu filho está com febre e ligaram da escola, deixar um filho em casa doente, pois tem uma apresentação importante para fazer, perder quando o primeiro dentinho caiu porque estava viajando… Tudo são escolhas e elas não podem virar culpa!
Pense em quando você nasceu, quando terminou o ensino fundamental e o médio e decidiu qual faculdade fazer ou não fazer. Pensou em abrir um negócio próprio, vender bijuterias, sumir no mundo, viajar sem parar, os planos que fez e escolheu tornar realidade, essas escolhas caminham conosco e fazem parte de cada página escrita no livro da vida. Se não escolhêssemos, como saberíamos o que aconteceria, e se não vivêssemos cada uma das escolhas que fizemos como seria hoje?
Pois bem, assim é escolher ser profissional e mãe, ou vice-versa. Não há livro que descreva essa experiência, que nos dê a resposta do que fazer primeiro, de como tomar a decisão correta sobre qual o melhor momento, pois cada uma de nós é única e sente sua escolha de forma única.
Devem estar se perguntando então qual o segredo? Priorizar uma ou outra, escolha não pode ser um peso ou uma culpa e sim uma opção a ser vivida de forma plena, aceitando que você irá acertar e errar, encarando que outras pessoas podem ter opinião diferente sobre o momento e a escolha correta, mas na sua vida você é a protagonista.
Pense sempre: se escolhi este caminho, a partir de agora ele é o MELHOR!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOs pilares da hospitalidade
Próximo artigoEmpreendedorismo: Escolha suas Batalhas
Tem 48 anos, é mãe do Thiago, da Sophia e do Gustavo. Conta com 29 anos de experiência em Recursos Humanos, formada pela FECAP, MBA pela Business School de São Paulo e pela Suffolk University - Boston. Atuou no Brasil e no exterior. Hoje no grupo Maersk acumulou experiência profissional em empresas como IBM, Goodyear, Nokia, DHL e Veolia. Cozinhar é uma terapia, viajar é um hobby e estar com minha família, filhos e amigos é o melhor lugar.