Mindfulness chega ao mundo corporativo: mais um modismo?

0
1224

Criado nos Estados Unidos, Mindfulness – uma palavra de difícil tradução, mas significa algo como “atenção plena” -, em resumo, é uma técnica de meditação com origem no budismo que vem sendo utilizada nas organizações com o objetivo de aumentar o foco, a capacidade de concentração e a produtividade dos executivos e vem conquistando adeptos em grandes corporações.

Sua prática chegou ao Brasil recentemente e, segundo a psicologia canadense Marylin Atkinson, fundadora do Erickson College, uma das principais instituições de formação em Coaching no mundo, faz parte do movimento Consciência Corporativa, no qual as empresas buscam maior responsabilidade social.

Por meio do Mindfulness, os executivos teriam consciência da importância das organizações além somente do lucro, podem refletir sobre o momento atual, para organizar e racionalizar seus pensamentos com mais objetividade e foco.

O dr. Richard Davidson, professor de Psiquiatria da Universidade de Wisconsin-Madison, acredita que a prática do Mindfulness promove alterações nas regiões do cérebro relacionadas com aprendizagem, memória e emoção.

É bom que se ressalte que, apesar da técnica do Mindfulness ter origem no budismo, não é uma atividade religiosa, mas contribui com a autoconsciência e a criatividade, com a comunicação interpessoal e com o bem-estar mental.

Talvez seja ainda cedo para afirmar que os resultados do Mindfulness Corporativo seja mais que um modismo, mas grandes empresas já adotam o Mindfulness, como o Google, onde o programa conta com a participação de mais de mil funcionários.

Em entrevista ao New York Times, Richard Fernandez, diretor de desenvolvimento de executivos do Google, declarou que ouve com mais cuidado e com menos reatividade em reuniões de alto risco. Eventualmente, a atenção plena também leva a uma melhor tomada de decisão.

Marilyn tem propagado e implanta o Mindfulness e afirma que quer ajudar as organizações a descobrir a ligação entre a técnica e a consciência corporativa.

No Brasil, o Erickson College é representando pela IMR Coaching & Development, que oferece cursos de formação profissional em Coaching, com certificação reconhecida pela International Coach Federation (ICF).

Se você quiser conhecer alguns exercícios de Mindfulness, só para ter uma ideia da técnica, vai encontrar muito material na internet, com muitas variações. Eu pesquisei e selecionei cinco que se pode colocar em prática facilmente. Depois, se achar que vale a pena, pode até sugerir a sua empresa que adote a técnica no ambiente de trabalho.

Cinco exercícios de Mindfulness para levar a vida com mais leveza:

1- Observe sua respiração

Ao acordar, reserve alguns minutos para prestar atenção à respiração.

2- Dê atenção aos detalhes

Observe com atenção tudo a sua volta, avalie o paladar e cheiro dos alimentos; perceba o volume das vozes, o ambiente, as pessoas.

3- Foque em suas atividades

Faça cada coisa a seu tempo, dê atenção plena a cada ação do dia, uma leitura, uma conversa ao telefone etc.

4- Aprenda a ouvir

Espere a pessoa completar o raciocínio para então concordar, discordar ou opinar. E fale apenas o que é necessário.

5- Faça pausas entre as tarefas

As pausas ajudam a reorganizar os pensamentos e podem reduzir a confusão de ideias.