O que é People Analytics

0
112

Conceito • Visão estratégica • Tomada de decisão
O quanto os colaboradores da sua empresa estão engajados? Qual o grau de satisfação deles com a organização? É possível melhorar a performance das equipes?
Mais do que intuição e experiência, sobrecarregadas de subjetividade, líderes e gestores precisam de informações objetivas para responder a essas perguntas com precisão. É aí que entra o People Analytics, metodologia que está revolucionando a área de RH.
Pudera! A análise de dados aplicada à gestão de pessoas proporciona tomadas de decisão mais assertivas. Por meio dela, você pode descobrir novas tendências, lacunas, forças e problemas da sua equipe e da empresa como um todo. É uma oportunidade para tornar o RH da sua empresa mais eficiente e estratégico.
O objetivo deste E-book é abordar o que é People Analytics, como essa metodologia impacta a gestão de pessoas, as vantagens e como aplicá-la na sua organização. Vai correr o risco de deixar esse assunto para depois?
Nenhuma solução gere as pessoas por você, certo? Mas o People Analytics pode oferecer as informações certas para você tomar as melhores decisões, o que contribui muito para o seu trabalho e o da sua equipe de RH.
Essa metodologia trata do processo de coleta, organização e análise dos dados das equipes das empresas. Resultado: a sua visão sobre os colaboradores torna-se muito mais estratégica.
Por meio do People Analytics, você pode acompanhar de perto e de forma imediata fatores como o engajamento, a produtividade e a satisfação das pessoas na organização.
Na prática, todo esse processo funciona por meio de um software que cruza dados coletados em diversas fontes, como folha de pagamento, relatórios e até redes sociais. Sim, o People Analytics utiliza-se do Big Data, que armazena grandes volumes de informações, para traduzir comportamentos em conhecimentos gerenciais.
Nas próximas semanas vamos aprofundar-nos um pouco mais, teremos quatro posts sobre este tema, os quais acredito possam ajudar os leitores.