O que é sorte?

0
248

“Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.” – Sêneca.
Esta frase resume bem o que em grande monta acontece atualmente, com todas as mídias sociais e pessoas desfilando seus sucessos – ok, alguns meio falsificados. Mas vamos nos concentrar nos verdadeiros sucessos, e mais uma vez vamos falar de planejamento, pois não há como ter sucesso e sentir-se bem-sucedido, se não planejamos sermos premiados nas áreas em que queremos atuar.
Existe um sem-número de profissionais regiamente remunerados que simplesmente odeiam o que fazem, isso não pode ser considerado sucesso. Então o bom planejamento deve servir para colocar você em uma carreira que goste, claro, com todos os desafios e agruras, mas que você realmente goste. Não adianta, como vemos comumente, jovens procurarem as carreiras com melhores salários, porque mesmo ganhando bem é uma tortura fazer o que não se gosta. Devemos nos educar e ensinar nossos filhos a analisar as oportunidades e nos prepararmos para elas, com o vigor dos sonhos, mas com uma análise bem feita. Não adianta um jovem de 1,60 m, por mais preparado que esteja, querer perseguir uma carreira como jogador da NBA, como também uma pessoa que não gosta de atender ao público buscar uma carreira que precise lidar com pessoas.
Óbvio que no limite podemos desenvolver competências, mas alterar nossos valores mais profundos para buscar uma coisa que não nos satisfaz não é eficaz. O melhor é nos conhecermos para que possamos acertadamente nos preparar para o melhor. É claro que podemos corrigir nossa rota sempre, mesmo na vida adulta, analisando os benefícios de se esperar a melhor oportunidade na vida.
Muito obrigado, um abraço.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCinderela mudou?
Próximo artigoQual sua perspectiva para 2022?
É analista de sistemas, advogado, gerente de projetos, poeta e padeiro, pós-graduado em contratos pela FGV, certificação PMP e SCPM por Stanford. Acumula 23 anos de trabalho em empresas de grande porte e advocacia, perfil composto por: gestão de projetos, desenvolvimento de negócios, vendas, relacionamento em diversos níveis. É responsável pela implantação de novas empresas brasileiras em Portugal.