Google Empathy Session – o que é?
Sabe o que está por trás do sucesso do @Google? Uma estratégia chamada de ”empathy sessions”. Eu explico.
Os engenheiros da Big Tech adotam uma abordagem que envolve testar todos os produtos exatamente como um cliente faria.
Para conseguir uma experiência o mais real possível, eles são proibidos de usar documentação interna e qualquer tipo de ferramenta.
A ideia dessas sessões de empatia é evitar a armadilha de presumir que tudo funciona, descobrindo e eliminando falhas.
O Kubernetes, um projeto de nuvem de código aberto, foi um grande impulsionador dessa abordagem.
O produto poderia apresentar desafios de uso, principalmente quando houvesse a necessidade de o cliente conectar diferentes soluções, por exemplo, um banco de dados do Google Cloud.
Ao usar os produtos exatamente como os consumidores, é possível eliminar atrito e melhorar documentação, suporte e desenvolvimento.
Tudo isso cria uma experiência melhor e ainda colabora para fomentar ambientes virtuais mais seguros.
Ao que parece, o Google entendeu a importância de focar no cliente na hora de desenvolver novas tecnologias.
#tecnologia #desenvolvimento #inovação #google #experiência