O VALOR DO EQUILÍBRIO

0
352

É fato que de tempos em tempos precisamos refletir sobre como estamos conduzindo nossa vida. Identificar se estamos vivendo na plenitude e com aquele sentimento de gratidão estampado na cara ou se ainda temos oportunidades de melhoria em alguma área da vida. Neste artigo convido você a fazer uma reflexão sobre alguns dos pontos que nos cercam no dia a dia e o quão importante é buscar o equilíbrio.
Algumas sugestões descritas aqui podem fazer algum sentido para você neste momento em que está conectado comigo, afinal está lendo este texto agora e se você for como eu, que acredita que nada é por acaso, sugiro que continue até o fim. Tenha em mente o poder da sincronicidade e confie que tudo que está acontecendo tem uma forte razão e propósito.
Sempre bom olhar os pontos que circundam nossa existência. Acredito que muitos de vocês já ouviram falar na “roda da vida”. Vou descrever aqui todos os itens que compõem esta roda e, caso ainda não tenha sido apresentado a ela, aqui está.
Aspectos Pessoais: Saúde (tenho fortes razões para colocar em primeiro lugar, acredite!), Desenvolvimento intelectual e Equilíbrio emocional.
Profissional: Realização e Propósito, Recursos Financeiros e Contribuição Social.
Relacionamento: Família, Desenvolvimento Amoroso e Vida Social.
Qualidade de Vida: Criatividade, Hobbies e Diversão, Plenitude e Felicidade e Espiritualidade.
Por que se chama roda da vida? Porque se trata de você pontuar cada um destes aspectos colocando uma nota de 0 a 10 em um círculo, o desenho você encontra facilmente na internet. Ao final do preenchimento teremos uma visão clara de quais assuntos seriam interessantes ter a devida priorização.
Todos os pontos que neste momento não correspondem a alegria, prazer e satisfação para você e não estão sendo cuidados vêm à tona. O ideal é que haja uma avaliação rotineira do que está faltando ou sobrando para que você tenha todos os dias motivos para ter alegria e motivação. Saúde, amigos, amor, sonhos, dinheiro, prazer, amizades, carreira, viagens e tudo mais que compõe a vida precisa ser observado com detalhe.
E tudo isso que escrevi até agora é para deixar absolutamente clara para você a importância de outras pessoas na nossa vida. Somos mentores e mentorados! Podemos aprender e ensinar a todo instante. Observe no seu dia a dia quantas dicas você passa as outras pessoas e quantas são recebidas.
É claro que você pode se imaginar conversando comigo agora e me contando como cada um dos pontos citados acima se encontram neste momento. Eu terei o maior prazer de fazer este exercício com você. Dividir com alguém amigo, alguém que admira ou um profissional, o ajudará a fazer uma avaliação ou reavaliação da situação que está sendo desafiadora para você neste momento e criar um plano de ação para seguir a sua caminhada com mais equilíbrio.
Muitas vezes a dúvida, medo, insegurança, se tornam parceiras do dia a dia e nos colocam em verdadeiras ciladas. Eu sinceramente acredito que somos centelhas divinas e podemos tudo. Sempre vamos encontrar no outro, principalmente naquele que admiramos e respeitamos, algo que fará com que a vida se torne mais leve.
Estar confortável em sua própria pele é um exercício para todos os dias. Faça algo de importante para você, hoje. Nosso tempo aqui na Terra é finito, então procure viver intensamente momentos de felicidade.
Valorize o equilíbrio em sua vida!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEmpreendedoras do Pará são as protagonistas do próximo lançamento da Leader
Próximo artigoNetweaving
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.