Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e o Pacto de Promoção da Equidade Racial

0
480

A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2015 celebrou a adoção unânime dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) por 193 países. Segundo a ONU, os ODS são uma agenda para equilibrar a prosperidade humana com a respectiva proteção do planeta. O compromisso das nações é para que os ODS sejam alcançados até 2030, daqui a nove anos, e pretendem ampliar as ações para deixarmos um mundo melhor para as futuras gerações, por isso são chamados de sustentáveis. Dos 17 ODS, quero destacar dois:

ODS 4 – Educação de Qualidade: capacitar e empoderar os indivíduos, ampliar o acesso a oportunidades de desenvolvimento econômico e social pelas pessoas mais vulneráveis.
ODS 10 – Redução das Desigualdades: erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades socioeconômicas e combater todo tipo de discriminação.
Fonte: http://www.agenda2030.org.br/ods/10/
Os objetivos são perfeitos, mas ainda estamos longe de alcançá-los. E se não bastassem os desafios que já tínhamos, há mais de um ano a pandemia da Covid-19 vem gerando impactos profundos na sociedade, como a evasão escolar de milhões de crianças e adolescentes. Esses impactos afetam toda a população, sim, porém em especial a população negra. Mas temos boas notícias: o Pacto de Promoção da Equidade Racial, recém-lançado pela Associação de Promoção de Equidade Racial, representa o protocolo ESG para atrair grandes empresas nacionais e multinacionais e agentes da sociedade civil para incentivar a adoção de ações afirmativas e a realização de investimentos sociais para a melhoria da qualidade da educação pública e para a formação de profissionais negros. A adesão é voluntária, o que facilita ainda mais para aquelas empresas que querem, de verdade, agir pela equidade racial. Na minha visão de Consultor em transformações organizacionais e diversidade, surge um novo paradigma que traz esperança de um novo tempo em nosso país.
E sua empresa, já aderiu ao pacto? Visite www.pactopelaequidaderacial.org.br e saiba mais!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPare. Olhe. Escute.
Próximo artigoTemplo da Poesia
Graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela FGV, sou Diretor-Líder dos serviços em Diversidade e Inclusão da Deloitte Brasil. Há 25 anos atuo em grandes projetos liderando temas como cultura, liderança, diversidade e inclusão, dentre outros. Sou fundador da “JMS Consultoria em Gente” e voluntário em programas de mentoria para profissionais jovens e maduros.