Qual é a sua assinatura de liderança?

0
399

Nós somos uma mistura única de crenças, valores, experiências, sonhos, vitórias, derrotas, erros, acertos, educação, personalidade, competências e objetivos. Isso torna singular a nossa abordagem às adversidades e obstáculos.
Não use o estilo dos outros, você deve encontrar a sua assinatura de liderança. Ela tem 4 pilares, cada um abordando uma perspectiva da sua atuação.
Entender o terreno
As mudanças vêm de todos os lados e cada vez mais rapidamente. Os líderes constantemente buscam entender o contexto a sua volta. Capturar os aspectos relevantes do terreno e expressá-los sinteticamente para a equipe traz alinhamento. Expressar com humildade o que não se sabe cria um ambiente de confiança na equipe.
Construção de relacionamentos
A influência, persuasão e empatia do líder propiciam um ambiente de trabalho sadio e com engajamento, contribuindo com a solução eficaz dos problemas e encantamento dos clientes.
Escutar ativamente e entender a perspectiva do outro, seus pensamentos e emoções, sem críticas ou julgamentos, é uma forma eficaz de construir laços de confiança; também fará com que todos se sintam considerados, e isto eleva o moral, a coesão e o comprometimento.
Imagem inspiradora no futuro
Ela deve ser vívida e recheada com exemplos, parábolas e metáforas para inspirar e seduzir a equipe, oferecendo um senso de propósito e evitando lacunas de entendimento. A noção clara e alinhada dos objetivos traz foco e facilita a priorização.
Implementação criativa
É preciso sair do mundo abstrato das ideias para o mundo concreto da implementação. Imaginar, desenhar e colocar em prática formas alternativas de interação e organização das pessoas é um grande diferencial, questionando a cada momento se o que está sendo feito é realmente necessário e valorizado pelo cliente.
A sua assinatura de liderança será um mix desses 4 pilares. Lembre-se que, quando você muda, tudo à sua volta muda.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO lado sombrio das redes sociais
Próximo artigoAtitudes que fazem a diferença
É engenheiro com formação em PNL, alumni do IBGC e da Kellogg (Chicago), tem cursos na Sloan MIT (Boston) e Singularity University (Vale do Silício). É professor de pós-graduação na FGV, executivo e conselheiro. Participou de diversos trabalhos de expansão de consciência e xamanismo no ITK, Cambará, O&O e Iluminatta. Também é idealizador do LideraCast, um podcast sobre liderança, carreira e autoconhecimento.