Qual sua perspectiva para 2022?

0
171
A closeup shot of an entrepreneur working from home on his personal finances and savings

Todo início de ano é marcado por reflexões sobre aquele que se encerrou e pelo desejo que as lições aprendidas nos tragam sempre melhores expectativas para o período seguinte.
Ainda estamos vivendo um cenário de pandemia no mundo e 2022 está predestinado a ter muitas incertezas no âmbito econômico e político no Brasil. Do lado da economia, há convicção de grande parte dos agentes de que o ano será de baixo crescimento econômico associado à pressão inflacionária e à consequente elevação das taxas de juros. No campo político, não é novidade que ano de eleição traz muita volatilidade aos mercados. Dito isto, é fundamental que muitos dos conceitos que abordei nos meus artigos ao longo de 2021 sejam retomados agora.
Começaria pelo equilíbrio financeiro. Vale a pena dedicar um tempo para repassar aquela planilha de gastos mensais e ver o que realmente é prioritário e essencial e o que pode ser postergado. Vai ajudar na organização e no planejamento de suas finanças. Lembre-se que no patamar atual de inflação dificilmente sua renda aumenta na mesma proporção e, portanto, a perda do poder de compra é inevitável. Sendo assim, é uma tarefa que, cedo ou tarde, terá que fazer! A reserva de emergência também ganha mais relevância no atual momento, pois garante mais proteção e tranquilidade para atravessar as turbulências. E não se esqueça dos fundamentos: valor equivalente a seis meses das despesas fixas essenciais; aplicação conservadora e de liquidez imediata e recomposição após utilização. Adicionalmente recomendo negociar dívidas, se as tiver. Procure o credor e renegocie em condições melhores e mais adequadas ao seu fluxo de caixa mensal. Por outro lado, se você é aquela pessoa que tem condições de investir parte de seus ganhos mensalmente, lembre-se de respeitar seu perfil e sempre buscar a diversificação. Mas fique atento à volatilidade que comentei no início. Se tem o perfil mais conservador e o cenário é de subida dos juros, aproveite para “surfar a onda” da renda fixa.
2022 será desafiador. Busque sempre mais conhecimento e coloque em prática as lições aprendidas de forma recorrente. Você é a pessoa mais indicada para zelar pelo seu dinheiro!

(Imagem: www.freepik.com/free-photo/closeup-shot-entrepreneur-working-from-home-his-personal-finances-savings_13785912.htm#query=finances&position=34&from_view=keyword)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que é sorte?
Próximo artigoPerfeitos em nossa imperfeição
É executiva em Finanças com 35 anos de experiência na liderança de áreas de Crédito e Riscos de Atacado e Varejo. Atuou em grandes Bancos como Santander, BankBoston e Votorantim. Cursei Administração de Empresas, com MBA em Finanças pelo INSPER. Também é formada em Conselho de Administração pelo IBGC e Investidora Anjo e membro de Conselho Consultivo em startups. Brasileira, 50+, casada, dois filhos.