Revolução 50+ Um convite à incubadora do pensamento disruptivo e das ações com propósito na longevidade diversa e plural

0
752

A longevidade, lugar comum a todos aqueles que recebem a possiblidade de SER, ESTAR E COMPARTILHAR sua essência e presença com mais pessoas e por mais tempo de relacionamento colaborativo.
Somos todos, independentemente da faixa etária, etnia, religião, tamanho ou time de futebol, convidados a experimentar o que culturalmente ainda chamamos de 3ª idade, feliz idade, velhice, senioridade entre muitas outras nomenclaturas; a sensação é que cabe à nossa geração ressignificar esse momento da vida adulta, através de novo conceito e posicionamento. Não somos os antigos 20, 30 ou 40 anos; temos experiências que podemos compartilhar com as gerações mais novas, assim como aprender com eles através de um processo inclusivo, colaborativo, proativo, sempre buscando novas competências e colocando-se como facilitador da intergeracionalidade. Estamos em constante construção do conhecimento, da psique, das relações, das inovações e por que não experimentar os processos disruptivos também?
Envelhecer faz parte do script do show da vida e ao aproveitarmos os melhores recursos, criando novas oportunidades de sermos protagonistas e líderes das nossas novas escolhas nesta fase tão diversa e plural, nos faz tão únicos e especiais assim como um grupo de seres diversos e plurais. Manter-se intelectualmente e socialmente ativo, produtivo, realizado, financeiramente equilibrado, mantendo a saúde física, intelectual, sexual, relacional, social, cultural e mental em dia é um grande desafio a ser perseguido por todos nós 50, 60, 70. 80+.
Não há homogeneidade no status “Velho, invisível, improdutivo”… há sim um preconceito sobre o que está em mudança e pelo que ainda se desconhece do verdadeiro potencial a partir da nossa geração, seja em âmbito cultural, social, educacional, mercado produtivo e consumidor, empreendedorismo, entre outros aspectos relacionados ao exercício pleno dos direitos e deveres dos cidadãos, através da desejada manutenção da integridade física, mental, intelectual e relacional. Liderar escolhas e liberar-se de antigos padrões faz-se urgente e prioritário em nossas vidas.
Neste cenário em que enxergamos a diversidade e a necessidade da inclusão etária em vários processos e projetos de inovação tão urgentes nas sociedades, o amadurecimento e envelhecimento da população mundial nos serve como incubadora à criatividade, à ressignificação das experiências numa plataforma de múltiplas variáveis e escolhas que cabem a nós 50+ liderar. Fica aqui o convite a sua participação ativa neste espaço.
Buscar o processo contínuo de aprendizado e de administração do desafio de lidar com o novo, com o diverso, com os meios sustentáveis & colaborativos são urgentes e indispensáveis para que possamos gerar mudanças efetivas e significativas. Como sempre digo: nós, os 50+, não temos tempo para perder ou para desperdiçar recursos. Vivemos um desafio diário de busca de autoconhecimento e de autorrealização, onde empreender novos caminhos disruptivos e de ampliação à nova perspectiva de qualidade de vida, longevidade, empreendedorismo com propósito, realização pessoal e participação colaborativa.
Bem-vindos a esta coluna Revolução 50+, da Editora Leader, que nos proporcionará um canal aberto para avaliarmos, discutirmos novas possibilidades de atuação e intervenção nos meios ambientes onde transitamos e atuamos. Espero por você neste novo desafio para que possamos contribuir de forma efetiva e positiva nas mudanças que se fizerem necessárias como cidadãos produtivos em âmbitos organizacional, corporativo, educacional, social, filantrópico, através do empreendedorismo com propósito ou por outros caminhos a serem por nós desbravados.

Betty Dabkiewicz – CEO e Sócia-Diretora da Sinergia Consultoria em Gestão de pessoas & negócios, Membro da Associação Brasileira de Mentores de Negócios RJ, Membro diretora do Aging2.0 chapter RJ, CIO da gestão da longevidade e diversidade etária Revolução 50+, Coordenadora do livro de coautoria e série REVOLUÇÃO 50+ em parceria com a Editora Leader. Pedagoga com especialização em Administração e Supervisão pela UERJ, Mestre em Gestão do conhecimento pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Mestranda em resolução de Conflitos e mediação pela FUNIBER, Especialista em didática do Ensino superior pela PUC-RJ, Formação em Psicologia Positiva, Eneagrama, Especialista em Gestão de Recursos Humanos- Candido Mendes, Formação em Coach pela SBC, ICC, ICF, INCoaching; Master Coach e mentora de personal & professional branding, Coach sistêmico, empreendedorismo 50+, alta performance & qualidade de vida, gestão da marca profissional e posicionamento, planejamento estratégico de novos negócios, transição de carreira, projetos customizados em gestão da inclusão etária e diversidade.

Instagram: @bettydabkiewwicz @revolução50mais
LinkedIn:// www.linkedin.com/in/sinergiacoach2010
www.consultoriasinergia.com

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSua palavra vale!
Próximo artigoLançamento em breve: Mulheres do RH – O poder feminino na gestão de pessoas
CEO e Sócia-Diretora da Sinergia Consultoria em Gestão de pessoas & negócios, Membro da Associação Brasileira de Mentores de Negócios RJ, Membro diretora do Aging2.0 chapter RJ, CIO da gestão da longevidade e diversidade etária Revolução 50+, Coordenadora do livro de coautoria e série REVOLUÇÃO 50+ em parceria com a Editora Leader. Pedagoga com especialização em Administração e Supervisão pela UERJ, Mestre em Gestão do conhecimento pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Mestranda em resolução de Conflitos e mediação pela FUNIBER, Especialista em didática do Ensino superior pela PUC-RJ, Formação em Psicologia Positiva, Eneagrama, Especialista em Gestão de Recursos Humanos- Candido Mendes, Formação em Coach pela SBC, ICC, ICF, INCoaching; Master Coach e mentora de personal & professional branding, Coach sistêmico, empreendedorismo 50+, alta performance & qualidade de vida, gestão da marca profissional e posicionamento, planejamento estratégico de novos negócios, transição de carreira, projetos customizados em gestão da inclusão etária e diversidade.