Um carro de F-1 sem piloto

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O Media Navigator, uma pesquisa realizada pelo @Kantar recentemente, aponta que os anunciantes estão empolgados com as oportunidades oferecidas por seus dados proprietários. A pesquisa indica, entre outros números, que 81% buscam ativamente usar seus próprios dados. Sem dúvida, o domínio dos dados do seu consumidor mais uma boa estratégia direct-to-consumer pode garantir crescimento nas vendas de forma rápida, muitas vezes com uma grande economia de budget.
Mas isso me lembra algo que aprendi com grandes mestres da comunicação: “Dados lhe dizem tudo sobre o consumidor, a Mídia diz onde encontrá-lo. Mas é o Conteúdo do que você fala que vai encantá-lo e seduzi-lo”.
Sem uma criação inteligente e relevante, todo o esforço na coleta de dados e no planejamento de mídia vai por água abaixo. Sem um conteúdo realmente diferenciado você não tem chance de impactar e convencer o consumidor, mesmo sabendo tudo sobre ele e falando no momento certo. E fortunas investidas nos dados e no estudo do melhor plano de mídia vão por água abaixo.
É como dar um carro de F-1 na mão de uma criança. Desperdício, não?

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Liderou grandes agências de publicidade, como JWThompson e Dentsu. Coordenou a comunicação do HSBC na América Latina por dez anos e tem grandes cases para Coca-Cola, Ford, J&J, Toyota e outros. Em 2010 foi escolhido o Profissional de Criação do Ano pelo Prêmio Caboré. Jurado em Cannes quatro vezes e presidente do júri em 2017. É presidente da ABAP – Associação Brasileira das Agências de Publicidade.