Arquitetura de Tecnologia e Sistemas de Informação

0
82

Vamos falar sobre?
Arquitetura de Tecnologia e Sistemas de Informação
Uma abordagem prática para entender e atender as necessidades do negócio.

Introdução a Visão – Parte 1

A Arquitetura de Tecnologia e Sistemas de Informação tem como foco principal a análise das necessidades dos usuários dentro de um possível sistema ou solução a ser desenvolvido. Para isto, essa análise procura não se aprofundar em detalhes tecnológicos, mas sim se concentrar no que o cliente realmente precisa, levando em conta ainda as características do negócio em que ele está inserido.
A fim de cumprir esse objetivo, parte-se de um enfoque em que é priorizada a compreensão do modelo de negócio em que a organização em questão está inserida e, consequentemente, as necessidades que surgem decorrentes desta representação e que serão ressaltadas pelos diversos stakeholders e usuários.
Requisitos como desempenho, segurança, tolerância a falhas e facilidade de manutenção deverão ser colocados em pauta, sem que, porém, se avance no aspecto tecnológico da questão. Artefatos como especificações suplementares podem ser de grande valia neste ponto, uma vez que contemplam estes aspectos que não estão diretamente relacionados a funcionalidades do sistema ou solução, mas que podem ainda influenciar de maneira determinante a sua implementação.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA importância da Cyber Security
Próximo artigoArquitetura de Tecnologia e Sistemas de Informação – Objetivos
Executivo de Tecnologia com MBA no MIT (Massachusetts Institute of Technology) em Transformação Digital. Nos últimos 20 anos atuando à frente da área de tecnologia de grandes empresas nacionais, ampla experiência na transição entre tecnologias e modelos de gestão. Inquieto na busca por conhecimento, ampliando horizontes pessoais e profissionais, amante da leitura e bons vinhos, continuo aprendendo.