Como é o trabalho em empresas familiares – Dicas Inspiradoras de Tatyane Luncah

0
541
Tatyane, ao centro, em encontro mulheres empreendedores

“Dicas Inspiradoras” é o canal no YouTube sobre empreendedorismo de Tatyane Luncah, empresária e fundadora do Grupo Projeto 10 em 1. A Editora Leader apoia essa iniciativa de Tatyane, que é coordenadora de um de seus livros – “Empreendedoras de Alta Performance”. Esta semana ela entrevistou Renata Braghetta sobre o tema “O trabalho em empresas familiares”.

Renata é formada em Direito pela FAAP e desde o primeiro ano da faculdade até o último estagiou em escritórios de advocacia nas áreas de Direito imobiliário, trabalhista e de família, com o qual teve maior identificação.

Junto com a faculdade, na época, ela desenvolveu uma marca de roupas com seu nome, onde confeccionava roupas sob medida, principalmente para as advogadas e amigas.

Em 2012, foi morar no Paraná com seu marido. El retornou para São Paulo e foi convidada pelos seus pais para experimentar o trabalho na área do Turismo, em uma agência de viagens da família que já contava com mais de 25 anos de história. Ela aceitou o convite e se apaixonou pela profissão. Fez curso de Marketing na FGV, trazendo o conhecimento para sua área de atuação.

Atualmente, Renata está há quatro anos na área de Gestão de colaboradores, além de atender grupos e amigos em viagens de lazer na Allternatur.

Hoje com quase 30 anos no mercado, a Allternatur trabalha para manter a tradição e a inovação, através das gerações reunidas da mesma família.

Na entrevista, Renata falou da maneira diferente de empreender e do prazer que é trabalhar com seus pais. E deu algumas dicas para as mulheres empreendedoras:

1 – Trabalhe com alegria. Chegar com um sorriso no rosto faz toda a diferença. Para isso, tem de ter sua vida pessoal tranquila. Cuide de você, descanse. Encare seus problemas com otimismo.

2 – Respeite todos, seus pais, você não é diferente de ninguém, respeite da mesma maneira que quer ser respeitado.

3 – Seja humilde. Muitas vezes os mais velhos não tiveram as mesmas oportunidades que você de estudar, se aperfeiçoar. Saiba unir a sua inovação com a experiência da família.

4 – Esteja bem com você mesma. É preciso estar 100% naquilo a que você se propôs.

5 – Tenha organização. Faça uma lista de coisas a realizar e organize seu dia. Aí você não foge do seu foco.

Tatyane também trabalha com sua família, e acredita que é possível ter sucesso no empreendimento e haver harmonia, desde que cada um cumpra seu papel e que haja respeito por todos.