Ciência comprova que ler ajuda a manter uma mente sã

0
424
A leitura ajuda o cérebro a continuar saudável

Uma mente sã num corpo são é o anseio da maioria das pessoas. Mas, como sabemos que a “cabeça” é o que nos rege, muitos estudiosos têm se dedicado a buscar a evidência científica das atividades cognitivas ou intelectuais que podem ser realizadas para manter o cérebro saudável ao longo da vida.

Assim, diversos estudiosos dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Espanha, Suécia, Hong Kong e Argentina foram convocados pelas fundações Age UK, do Reino Unido, e AARP, dos Estados Unidos, para realizar estudos sobre o tema e chegaram a uma série de conclusões a partir de evidências científicas sobre como estimular o cérebro e viver melhor. Os resultados foram publicados no Global Council on Brain Health, um conselho internacional de cientistas, profissionais de saúde, acadêmicos e especialistas em políticas públicas.

Entre outros pontos que destacam está o de que, como o cérebro precisa de estímulo para se manter vivo, caso contrário morrerá cedo, quanto antes forem iniciados os estímulos melhor será para ele na vida adulta e na idade avançada.

O que me chamou atenção nesse estudo foi que entre as ações sugeridas pelos estudiosos para estimular e manter o cérebro saudável está a leitura, pois através dela podemos aprender coisas novas e assim melhorar as conexões cerebrais. E os livros estão aí, apresentando um mundo infinito de conhecimento. Eles nos proporcionam atividade intelectual estimulante, agradável, desafiadora, formadora.

Como eu sempre digo, um livro muda tudo!

Mas não poderia deixar de citar algumas outras sugestões dos estudiosos para manter a mente saudável: valorizar a vida social; cultivar relacionamentos duradouros; reconhecer os sentimentos; pensar positivamente; não desistir das atividades que dão prazer; ter alimentação saudável; praticar atividade física; aprender um idioma, em qualquer idade; dormir bem e controlar o estresse.