Se conhecer para reconhecer!

0
964

Ser um aprendiz da vida!

Todos os dias, novas situações, acontecimentos, circunstâncias, oportunidades, surpresas nos convidam a nos conhecer melhor. Talvez passemos toda a vida tentando e, ainda assim, a caixa preta não será totalmente desvendada.

Entender como funcionamos é um exercício diário, interessante e extremamente revelador. Às vezes, contar com o suporte de profissionais especializados como psicólogos, terapeutas, professores, coaches, mentores e outros pode aumentar o seu autoconhecimento e o entendimento e interpretação de suas sensações, emoções e sentimentos.

Olhar no espelho e nos enfrentar a cada dia! É claro que às vezes dá vontade de sair correndo, mas não temos uma segunda versão e o melhor mesmo é entender o que está acontecendo, se dar o tempo necessário, pensar no que vai fazer, arregaçar as mangas e tomar uma atitude.

A importância de se conhecer é gigante, pois tem dias em que estamos carentes de um carinho, um colo e, às vezes, nos sentindo como super-heróis ou celebrando vitórias…

Para os dias em que você pensa em fugir de você mesmo, sugiro acessar a lista de tudo que lhe dá prazer, o emociona e o motiva. A partir do momento em que você se conhece muito, passa a se reconhecer nas diferentes situações da vida.

Se conhecer para reconhecer!

Serão muitas as provações na vida e reconhecer, o mais rápido possível, quando não damos conta sozinhos, será fundamental para evitarmos o fundo do poço.

Procure ter total intimidade com você mesmo, olhar para dentro, ser íntimo do seu eu interior, saber o que o compõe em termos de valores, crenças, limitações, medos, frustrações, estilo de vida, hábitos, paixões, alegrias, experiências, prazer, sonhos, preferências… Somos tão multifacetados!!!

Tudo, absolutamente tudo faz de você uma versão exclusiva de ser humano. Embora a população global tenha batido a marca de 7,7 bilhões, é maravilhoso saber que não há ninguém sequer parecido com você.

Portanto, se conhecer o máximo que puder e se amar em primeiro lugar. Ser consciente de quem você é, o torna alguém mais inteiro e em contato com sua essência.

Quem sou eu? Uma mistura única de educação, ambiente onde vivo, cidade natal, idade, profissão, estado civil, família, sentimentos, conceitos, qualidades, o que me faz feliz ou entristece, o que me move ou paralisa, meus sonhos!!!

Quem é você?

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAmor como regra de ouro
Próximo artigoOnde vamos, vamos inteiro!
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.