4 Comportamentos das Pessoas Bem-Sucedidas

0
158

Primeiro quero contextualizar o entendimento do que é sucesso. No dicionário significa: “ter êxito em alguma coisa”, “ter um resultado feliz em algo” ou “conseguir chegar ao fim de uma empreitada”. Para mim sucesso é trabalhar para concretizar meus sonhos conseguindo manter meu equilíbrio emocional e balanceando minha vida pessoal e profissional.

Recentemente eu me interessei por conhecer quais seriam os comportamentos que permeavam as trajetórias de pessoas de sucesso. Para tal, conversei com diversas delas, que exerciam profissões diferentes, com preferências sexuais diferentes, vindos de backgrounds diferentes e com objetivos de vida diferentes. Minhas conclusões são colocadas a seguir.

Todos eles tinham muito claro aonde queriam chegar, além disso, tinham um desenho preciso das possibilidades que existiam para atingir estes objetivos, quais caminhos poderiam ser utilizados para chegarem lá. Dessa forma, eles foram capazes de buscar dentro de si a motivação intrínseca para perseverar na jornada.

Uma segunda característica marcante é que sabiam muito claramente o valor do tempo, tanto o tempo delas como o tempo das outras pessoas. Isto permite dedicar atenção às ações em atividades estratégicas e que têm impacto positivo nos objetivos desejados.

A construção de relacionamentos permeia a vida dessas pessoas, elas têm claro que sozinhas até podem chegar aonde desejam, porém com mais esforço. Ter os contatos certos, com a expertise que complementa o seu, é um grande facilitador.

Ter uma inteligência emocional desenvolvida é também uma característica comum. Conhecer os seus estados internos e saber alterá-los de forma a estar sempre no seu melhor para cada ocasião, obtendo assim os melhores resultados, controlando a tensão, o estresse e a ansiedade.

Desejo que esses quatro comportamentos possam auxiliar a sua trajetória em direção aos seus sonhos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFeliz Básico Bem Feito!
Próximo artigoA inflação nossa de cada dia
É engenheiro com formação em PNL, alumni do IBGC e da Kellogg (Chicago), tem cursos na Sloan MIT (Boston) e Singularity University (Vale do Silício). É professor de pós-graduação na FGV, executivo e conselheiro. Participou de diversos trabalhos de expansão de consciência e xamanismo no ITK, Cambará, O&O e Iluminatta. Também é idealizador do LideraCast, um podcast sobre liderança, carreira e autoconhecimento.