Empreendedorismo: Escolha suas Batalhas

0
602

Neste artigo vamos falar sobre as escolhas essenciais para se alcançar sucesso empreendendo, afinal, somos instigados a estar insatisfeitos com tudo que temos e desejar apenas o que não temos. Essa insatisfação permanente nos serve de impulso para seguir lutando, progredindo, construindo e conquistando.
Você pode ficar com água na boca ao imaginar uma vida livre de problemas, repleta de satisfação e liberdade eternas, mas aqui no mundo real os problemas nunca cessam, os problemas jamais somem, eles só melhoram na medida em que afiamos nossa habilidade de escolher as batalhas certas, aquelas que estamos dispostos a lutar.
Na minha experiência, me deparei com as seguintes batalhas:
1. Batalhas promissoras
2. Batalhas sugadoras
3. Batalhas sensitivas
4. Batalhas reais
As batalhas promissoras são aquelas que o desafiam a utilizar muito do seu intelecto para criar uma solução inovadora e disruptiva. Ainda que um evento inesperado como a pandemia venha a postergar, vale pelo desafio.
Na ânsia de obter rápidos resultados e sucesso facilitado, em meu início vivenciei algumas batalhas equivocadas: sugadoras e sensitivas. As batalhas sugadoras envolvem “parcerias” que buscam acesso ao seu maior ativo, sua rede de relacionamentos, e podem prejudicar sua credibilidade com oportunidades de negócios frágeis e falaciosas. Já as batalhas sensitivas ocultam informações relevantes do projeto, seja na resistência à profissionalização em empresas familiares, seja com informações financeiras criativas.
Felizmente as melhores e mais inspiradoras batalhas são as reais, aquelas alinhadas aos propósitos que você estabeleceu para o seu negócio e dão luz ao seu plano estratégico.
É o componente mais simples e básico do empreendedorismo: as batalhas determinam as conquistas. Os problemas criam as oportunidades, junto com estresse, um pouco melhores e mais atualizados. A superação nos conecta com a felicidade, portanto, nos negócios assim como na vida “Nunca ande quando puder dançar”.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMaternidade e Carreira
Próximo artigoPlanejamento: mais fácil falar que fazer
Administrador de Empresas com MBA pela Universidade de Pittsburgh e formação em Finanças. Mais de 25 anos de trabalho em empresas multinacionais de grande com vasta experiência executiva em Finanças, Logística e Comércio Exterior. Consultor Empresarial, coautor do livro Histórias de Sucesso 2, editora Global Partners. Natural de São Paulo, amante de música, viajar e trocar experiências.