Museu dos Coches por Paulo Mendes da Rocha

0
855

Neste mês de maio, exatamente no dia 18, comemorou-se o Dia Internacional do Museu, por determinação do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Como reflexão, escolhi apresentar o Museu dos Coches.
Um museu em terras lusitanas projetado por um brasileiro, vencedor do prêmio máximo da arquitetura – Pritzker Prize -, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que conta também com as parcerias de MMBB Arquitetos e Ricardo Bak Gordon.

“O Novo Museu dos Coches assinala positivamente relação entre Portugal e Brasil consumado na parceria de profissionais de ambos os países para a realização do projeto”, afirma Nuno Sampaio, coordenador de execução do projeto.

Aberto ao público em 13 de maio de 2015, está localizado no Bairro de Belém, Lisboa, próximo ao rio Tejo, e enquadrado no projeto governamental “Belém Redescoberta” – uma intervenção urbana, com objetivos turísticos-culturais.
Trata-se de um edifício contemporâneo, de concreto armado e linhas retas que contrastam com o que é exposto pelo museu: a maior coleção de coches do mundo.
Apoiado sobre pilotis e com aberturas inusitadas, cria uma praça central livre e aberta para os casarios do entorno.
Sua forma e estrutura mostram que, mais que preservar, protege e eleva toda a história ali exposta.
No interior, os magníficos coches de gala e passeio contam a história através dos séculos XVI a XIX, na maioria originários da Casa Real Portuguesa e mostram a evolução técnica e artística dos meios de transporte de tração animal, até o surgimento do automóvel.
É impressionante a riqueza de detalhes e ornamentos – alguns com pintura em ouro, bordados e estampas que contrastam lindamente com o branco das paredes e do teto de mais de 6 metros.
Um Museu onde, literalmente, passado e presente se unem.

Museu dos Coches (http://museudoscoches.gov.pt/)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMaturidade em diversidade e inclusão?
Próximo artigoA importância do timming
Formada em Arquitetura e Designer de Interiores e Produtos, possui projetos premiados e referenciados. Também estudou teatro e seu ‘hobby’ é o canto. Curte sorrir, comer, rezar e amar. Atualmente mora em Portugal, onde, para melhor atender aos clientes de arquitetura e interiores, atua como consultora imobiliária, em parceria com uma das melhores imobiliárias do país de Camões e Fernando Pessoa.