Exercício físico, muito além da estética

0
321

Algo que me encanta é cuidar do meu corpo com exercícios físicos. Na minha vida, sempre estou envolvida com alguma prática esportiva. Já tive a felicidade de experienciar e competir em natação, vôlei, basquete, futebol de salão, tênis de mesa, squash, rally de velocidade, corrida de rua e mais recentemente a esgrima. Aí você pode me perguntar se eu pratico esporte apenas para me manter magra e eu te respondo: você está com tempo? rs
Acredito em múltiplos resultados! Fazer movimentos para aumentar autoestima, criar confiança, modelar seu corpo, repetir o que fazíamos quando crianças, reconstruir força, ter novas sensações, aumentar a consciência corporal, autoconhecimento, fortalecer o sistema imunológico, reduzir o estresse e ansiedade, relaxar a mente, dormir melhor e tantos outros benefícios.
Mesmo sendo atleta, ter o hábito de tomar a quantidade ideal de litros por dia sempre foi um desafio para mim até que baixei um aplicativo que apitava de hora em hora e eu me disciplinei para beber o copo de água. Desta forma, ao longo do tempo meu corpo se acostumou e atualmente chego em quase 3 litros diários.
Observe que precisamos cuidar do templo onde habitamos. O corpo é uma máquina e como tal precisa de manutenção preventiva e cuidados.
Segundo uma campanha maravilhosa intitulada #aCorridaDaSuaVida que pretendeu informar sobre prevenção de doenças cardíacas e neurológicas realizada pelo Hospital Albert Einstein e uma empresa de táxi de São Paulo em 2016, 50% dos brasileiros são sedentários e as doenças do coração são as que mais matam no mundo e a cada 5 minutos um brasileiro morre de infarto agudo do miocárdio ou de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Embora já faça algum tempo a criação da campanha, o conceito e algumas das informações são absolutamente atuais e que vale e muito a reflexão.
Nos links abaixo você pode conhecer esta iniciativa campeã:


Deixo também um convite para que conheça esta espetacular palestra do Mestre Walter Longo sobre privação do sono, a nova pandemia silenciosa.

Gere benefícios para o seu corpo…
Tenha hábitos saudáveis como se exercitar, ter uma alimentação balanceada, respeitar o horário para dormir, estabelecer um ritmo de atividade física durante a semana, evitar o consumo excessivo de bebidas, e visitar um médico regularmente para acompanhar a saúde.
Agora você imagina o seguinte… você faz exercícios, modela seu corpo, se torna ainda mais saudável e solta aquele sorriso lindo ao perceber que o corpo está ficando do jeito que você quer. O resultado disso tudo é apenas um só: orgulho de quem você é.
Olhar para dentro, escutar o que ecoando interiormente, seus dilemas, dúvidas e questionamentos. Precisamos ter um tempo de qualidade de presença apenas para nós.
Descubra seu poder interior, o quanto é capaz de ter foco e disciplina.
Esporadicamente se pergunte: O que eu faço com meu corpo está em linha com os meus objetivos de saúde? Comece agora a construir os seus 80, 90, 100 anos… No mundo já são milhares de pessoas centenárias.
Vivemos em intervalos de lágrimas e sorrisos. A tristeza, mau humor, negativismo, acompanham pessoas que se sentem longe de seus objetivos, quer sejam de saúde, profissionais, amorosos…
Que você possa se olhar no espelho e gostar do que vê todos os dias da sua vida!
E como diz o empresário Geraldo Rufino, criado na favela do Sapé, em São Paulo, e fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos com faturamento anual de R$ 50 milhões/bruto e, o mais importante, dono de um dos mais belos sorrisos que conheço…

Tenha este compromisso com você mesmo a partir de hoje e se for caminhar, me chama!!!
???

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComemore o Dia Nacional do Livro com a Leader
Próximo artigoPor dentro, todos temos as mesmas cores!
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.