A importância de ter e cumprir compromissos consigo mesmo

0
396

Todos os dias acordamos com o objetivo de fazer acontecer tudo que planejamos.
Agenda supercheia, com atividades pessoais e profissionais, uma atrás da outra.
Não sei quanto a vocês, mas o fato de me organizar com uma agenda me ajuda e muito.
Muitas vezes chegamos ao final do dia e uma boa parte do que havíamos planejado simplesmente não aconteceu, às vezes porque não deu tempo, outras porque não deu vontade e até porque esquecemos.
Vai de pagar uma conta a ligar desejando feliz aniversário para alguém querido.
Temos sim uma lista de micro e macroatividades e que, se você observar bem, estão desenhando nossa vida dia após dia.
Uma prática que tenho é, antes de me deitar, revisar meu dia, tudo que concluí, reagendo o que não fiz e já me organizo para o dia seguinte.
Como sempre, é importante a reflexão.
Será que estou me exigindo mais do que é possível ser feito? O que fazer numa situação como essa? Quais são os pontos de atenção que vão me permitir garantir que no dia seguinte não aconteça o mesmo? Qual o sentimento que eu preciso gerenciar quando não realizo o que eu havia combinado comigo mesmo? Quantas vezes já reagendei a mesma atividade e por que estou procrastinando?
A frustração pode acontecer e é importante entender as razões que levaram ao não atendimento do objetivo. O entendimento e a clareza de raciocínio irão garantir um dia seguinte com ainda mais disciplina e organização.
Algumas sugestões são interessantes e podem servir para sua análise quanto à melhor administração do tempo.
– Ter todas as atividades mapeadas na sua agenda (física ou eletrônica). Lembrando que não vale de nada se não estiver do seu lado o dia todo.
– Acompanhar quantas horas estão sendo colocadas em rede social (exceto se for ferramenta de trabalho). Segundo estudos, o brasileiro utiliza em média três horas e 42 minutos por dia, o equivalente a 56 dias por ano. Portanto, se sua média estiver maior, atenção!
– Ter disciplina e respeitar o tempo que foi programado para cada uma das atividades. Com isso sua administração será muito boa e você terá o tempo necessário para concluir o que planejou.
– Criar um processo para as atividades repetitivas. O convite é para você perceber como pode inovar e ganhar tempo.
– Dizer não para tudo que não for importante e urgente para você. Segundo Elton Euler, do OCE, “cada não que você deixa de dizer para os outros representa um sim que você deixou de dizer para você”.
– Respeitar os horários de alimentação e exercícios físicos, afinal, sem qualidade de vida a nossa caminhada fica ainda mais desafiadora.

Existem certamente muitas outras. Quais as suas dicas para cumprir os seus combinados?
Termine este ano de 2022 tendo muito orgulho de quem é você e de como está contando a história da sua vida.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA inflação nossa de cada dia
Próximo artigoComo fomentar a inovação no ambiente de trabalho?
Administradora de Empresas, MBA de Tecnologia da Informação pela FGV e formação de Personal & Professional Coaching pela SBC. Mais de 20 anos de trabalho em empresas de grande porte e com experiências diversificadas, como gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, comunicação, vendas, marketing e alianças. Executiva de Marketing. Escritora no livro Mulheres do Marketing, da Editora Leader, e colunista no Jornal Leader.