Como anda a sua capacidade de concentração?

0
387

Vivemos um momento desafiador, que coloca diante de nós uma série de demandas e impulsos que comprometem a nossa capacidade de manter o foco e a concentração.
Vivemos hiperconectados, cada aparelho e cada aplicativo nos provoca com mensagens o tempo todo. O trabalho remoto exige muito do nosso cérebro. Reuniões on-line são mais desgastantes.
Com a acelerada digitalização dos processos nas empresas, potencializada pelos efeitos da pandemia, cria-se na população um sentimento de insegurança com a sua capacidade de geração de renda. Se não bastasse tudo isso, tem o isolamento social, que impacta muito o nosso espairecer e os relacionamentos com amigos e familiares, dificultando que o nosso cérebro se desconecte da realidade.
Tudo isso está colocando à prova a nossa capacidade de concentração e foco.
Para me manter eficaz e produtivo, eu incorporei na minha rotina algumas táticas para preservar o meu cérebro, de maneira a favorecer meu raciocínio, capacidade de compreensão, concentração e foco.
Hidratação – o cérebro gasta muito energia para pensar conscientemente e manter o foco, estar sempre hidratado ajuda neste processo.
Nuts (castanhas, amêndoas, etc…) – os “nuts” têm compostos que ajudam a química do nosso cérebro. Aprendi isso com uma neurocientista no MIT.
Respiração – a tensão, o estresse e a ansiedade nos fazem respirar mais rápido e mais curto. Procuro então respirar mais profunda e lentamente, o que ajuda a me manter no agora com o foco mais afiado.
Técnica pomodoro – na medida do possível, eu divido o meu dia em blocos de 30 minutos. Trabalho duro e focado por 25 minutos e descanso 5 minutos. Nestes minutos de pausa eu me movimento, faço alguma atividade motora, que ativa a minha criatividade e o meu subconsciente, que me ajuda a conectar os pontos no meu cérebro de uma outra forma. Tive grandes insights dessa forma!!!
Além disso, esses valiosos intervalos de descanso dão um tempo para meu cérebro se recompor.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDe volta ao isolamento social!
Próximo artigoEm busca do equilíbrio financeiro
É engenheiro com formação em PNL, alumni do IBGC e da Kellogg (Chicago), tem cursos na Sloan MIT (Boston) e Singularity University (Vale do Silício). É professor de pós-graduação na FGV, executivo e conselheiro. Participou de diversos trabalhos de expansão de consciência e xamanismo no ITK, Cambará, O&O e Iluminatta. Também é idealizador do LideraCast, um podcast sobre liderança, carreira e autoconhecimento.