O que eu aprendi com as Olimpíadas de Tóquio?

0
282

Eu adoro Olimpíadas. Passei madrugadas vidrado nas competições, especialmente naquelas com participação de nossos atletas.
Cada modalidade tem seus detalhes, mas todas trazem uma mistura de emoção, superação, força, técnica, resiliência, resistência, flexibilidade, sangue-frio e coração. Alguma semelhança com o mundo do trabalho?
Ser um pouco melhor do que os outros já é suficiente para vencer. Neste sentido, valorize a melhoria contínua, comemore as suas pequenas vitórias e sempre se aprimore.
Nunca desista. Veja o exemplo: duas corredoras caíram no começo da competição, uma delas se levantou e voltou a correr, a outra ficou se lamentando; uma ganhou a prova, a outra chegou em último.
Entre de corpo e alma em tudo o que você fizer. Dê sempre o seu melhor, mesmo não chegando em primeiro, mas sabendo que você deu tudo o que tinha você sentirá orgulho do seu desempenho. Um dos nossos maratonistas não chegou entre os primeiros, porém na entrevista coletiva ele declarou: “Corri lesionado e completei a prova, sou um vencedor!!”
Ganhar a medalha de ouro requer talento e muita dedicação. Entretanto, todos podemos ser bons em algo, mesmo sem talento, desde que nos dediquemos com afinco.
Não espere ter as condições ideais, muitos dos nossos atletas treinaram precariamente e quase sem apoio, porém ainda assim nos representaram com toda a dignidade. Nosso arremessador de peso treinou em um terreno baldio e foi quarto colocado.
O sucesso não vem do dia para a noite. Atletas treinam desde criança com muita dedicação, foco e passam por privação para chegar a uma final olímpica. Outros começaram a trabalhar ontem e desanimam se não chegam ao cargo de CEO em alguns poucos anos.
Todo atleta se inspirou em alguém para buscar a energia e motivação para seguir adiante. Em quem você se inspira? O que você tem feito para ser um motivo de inspiração para alguém?
Foram sorrisos, lágrimas, recordes, frustrações, teve de tudo e um pouco mais, parabéns a toda a nossa delegação, que nos encheu de orgulho. Muito obrigado!!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFilhos, equipe, alunos e seu legado…
Próximo artigoENTENDA COMO A INFLAÇÃO IMPACTA SUA VIDA!
É engenheiro com formação em PNL, alumni do IBGC e da Kellogg (Chicago), tem cursos na Sloan MIT (Boston) e Singularity University (Vale do Silício). É professor de pós-graduação na FGV, executivo e conselheiro. Participou de diversos trabalhos de expansão de consciência e xamanismo no ITK, Cambará, O&O e Iluminatta. Também é idealizador do LideraCast, um podcast sobre liderança, carreira e autoconhecimento.