Para terminar minha série de artigos sobre a pesquisa Edelman Trust Barometer feita em 2020 em 12 países, com 12 mil pessoas, vou elencar aqui quatro grandes temas que se concluiu deste trabalho.
Lembrando: é uma pesquisa feita todo ano para aferir a relação entre consumidores e marcas. A versão efetuada no ano passado é ainda mais importante e sintomática, porque foi feita no auge da pandemia mundial. A mesma pandemia que aqui por “terra brasilis” insiste em ficar.
Ressalto: são dicas dos consumidores espalhados por todo o mundo, não são minhas. Apenas concordo com cada uma delas e tento, neste texto, traduzir para ações práticas:
Primeira dica – Show Up and Do Your Part
Sua marca não pode se esconder numa hora dessa, tem que se comunicar. Mas também não adianta só falar, tem que fazer sua parte. Propondo soluções, atuando, ajudando. Se sua marca fizer isso da forma correta, será muito difícil o consumidor esquecer dela nos próximos anos pós-pandemia.
Segunda – Don’t Act Alone
Associe-se a quem já está fazendo algo, una esforços. Dividir o palco agora é sinal de maturidade da sua empresa e postura de marca mais assertiva. ONGs, outras marcas, entidades de classe – sempre haverá alguém que pode ajudar sua marca na missão a que ela se propõe.
Terceira – Solve, Don’t Sell
Agora é hora de colocar os interesses da sociedade antes dos interesses do balanço financeiro. Claro, não é preciso prejudicar resultados da empresa e menos ainda ser conivente com falta de eficiência. A saúde da empresa tem que ser mantida.
Mas lembre-se: não há empresa saudável numa sociedade doente.
Quarta dica – Communicate with Emotion and Facts
Use a emoção ao expressar qualquer pensamento da marca. Não seja frio ou didático. As pessoas precisam de conforto emocional.
Para fazer isso não é preciso criar histórias fantasiosas ou mirabolantes; basta olhar para a vida das pessoas. A rua está cheia de grandes histórias humanas, repletas de paixão, medos, sonhos. Como sempre digo: o mundo real é a melhor biblioteca para todo profissional de comunicação.