Storytelling: sua história constrói credibilidade

0
812

Muitas vezes em nossa vida profissional e pessoal nos deparamos com as perguntas: “Quem é você? Qual sua história? Me fale sobre você”. É muito importante termos um discurso bem preparado para isso, curto, interessante e cativante. E o mais difícil, curto, humilde e no máximo de dois minutos, o tão falado discurso de elevador. Nossa história constrói credibilidade e inspiração.
O que devemos então incluir sobre nossas vidas nesses minutos preciosos?
Vamos iniciar com uma jornada de autoconhecimento, pois ao longo de nossas trajetórias nos esquecemos muito mais do que sabemos. Uma maneira relativamente simples é recapitularmos nossas vidas em termos de Problemas / Ações / Resultados. Desde o início.
Isso nos traz, de uma maneira estruturada, lembranças de nossas competências e habilidades, conexões há muito esquecidas, colegas, clientes, fornecedores com os quais poderíamos nos conectar novamente e acima de tudo, orgulho de nossa trajetória, de nosso protagonismo e participação em situações diversas. Nos mostra também que, independentemente de onde trabalhamos e as funções que desempenhamos, tais habilidades e experiências podem ser aplicadas em qualquer situação. Faça um apanhado das melhores, que mostre dedicação, flexibilidade, resiliência.
Além disso, um fato cômico é marcante. Nossos interlocutores lembram-se melhor de nós quando as fazemos sorrir, vale a pena incluirmos algo assim em nosso discurso.
Por fim, a que você dedica tempo fora do trabalho? Voluntariado, esportes, colecionáveis. O lazer ajuda a clarear as ideias na complexidade da rotina diária, onde o stress excessivo compromete o pensamento estratégico.
Um hobby se traduz em constante busca de aprimoramento pessoal e desenvolvimento de seu potencial, lição de humildade e conexões mais profundas.
Importante também termos variações de nossa história para podermos contextualizar com nosso interlocutor, alavancar os potenciais pontos em comum para construirmos uma maior afinidade inicial e daí seguirmos em constante processo de empatia e crescimento.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPlanejamento no mundo da saúde
Próximo artigoOs desafios e barreiras das PCDs na sociedade e no ambiente de trabalho
Tenho experiência internacional em diversos segmentos e como CEO da Alexander Hughes, multinacional de recrutamento executivo, consigo aplicar minha experiência na busca por excelência no preenchimento das necessidades de executivos em nossos clientes. Sou ávido por conhecer novas pessoas, pratico incessantemente o netweaving, buscando diariamente conexões, trocas de experiência de forma altruísta visando a construção de relacionamentos sólidos e duradouros.